Home ANAFISCO Arrecadação justa de tributos garante aplicação de políticas públicas em Santos

Arrecadação justa de tributos garante aplicação de políticas públicas em Santos

por ANAFISCO

Ações de inteligência fiscal adotadas pela Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin) de Santos contribuíram, significativamente, para aumentar a receita total bruta do Município para 2024. E é esta arrecadação justa dos tributos que resulta na aplicação de políticas públicas como a compra de escolas e construção de policlínicas por parte da Prefeitura. Este panorama foi apresentado na manhã desta segunda-feira (2) pelo titular da Sefin, Adriano Leocadio, durante a abertura do 6º Congresso de Tributos Municipais de Santos. O evento reuniu 130 auditores fiscais, de 13 municípios, na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico.

Conforme destacou Leocadio, a receita total da Prefeitura de Santos deve crescer em 2024. Parte deste crescimento, afirma, vem da atuação dos auditores fiscais de tributos do Município, em ações envolvendo malha fina, convênios e setorização, observando atividades do Porto de Santos, das obras, bancos etc.

O titular da Sefin aponta que “defender o dinheiro da Cidade é defender a Cidade”. Nesse sentido, destaca a importância de eventos, como o Congresso de Tributos Municipais de Santos, porque a formação contínua dos servidores é considerada essencial na Administração Pública. “Não há mais espaço para amadorismo e para gente desqualificada na Administração Pública”.

Adriano Leocadio ressalta que o período mais crítico da pandemia de covid-19 mostrou que foram os municípios os responsáveis pelos grandes investimentos no País, mesmo com a forte pressão das chamadas “despesas obrigatórias”.

Com o entendimento de que “quando todos pagam, todos pagam menos”, o secretário municipal afirmou que a arrecadação correta permitiu a Prefeitura de Santos a compra de três grandes escolas e a construção de outras duas novas unidades de Ensino e, na área da Saúde, a construção de policlínicas, como as do Estuário e do Dique da Vila Gilda, por exemplo.

REFORMA TRIBUTÁRIA – O chefe do Departamento de Fiscalização da Receita da Sefin, André Mota Cheutchuk, ressaltou que eventos como o Congresso de Tributos Municipais de Santos são importantes porque discutem e propõem a atualização de questões que impactam diretamente no setor, principalmente neste momento em que o País discute a reforma tributária.

Você também pode se interessar por