Home ANAFISCO Uso da Declaração Eletrônica de Instituições Financeiras na cidade de Porto Alegre tem resultado positivo após seis meses

Uso da Declaração Eletrônica de Instituições Financeiras na cidade de Porto Alegre tem resultado positivo após seis meses

por ANAFISCO

Em meio ano de implantação da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (Desif), a Secretaria Municipal da Fazenda destaca a adesão de quase 90 empresas e uma arrecadação de R$ 70,3 milhões pelo novo sistema. A ferramenta cria facilidades aos contribuintes e moderniza a fiscalização dessas instituições e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

“O sistema faz a apuração e o controle do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). As informações prestadas têm caráter declaratório, o que nos proporciona um maior controle e ações sobre eventuais valores de ISSQN que não tenha sido espontaneamente recolhidos”, explica o secretário Rodrigo Fantinel.

De acordo com o superintendente adjunto da Receita Municipal, Teddy Biassusi, além da facilidade, o sistema é mais eficiente do que a utilização da Declaração Eletrônica do ISSQN de Porto Alegre (Decweb). “Somado a isto, temos um grande ganho em tecnologia e agilidade na elaboração das declarações, simplificando o cumprimento das obrigações acessórias”, garante.

Desif – O projeto começou a funcionar em setembro de 2022. Trata-se de uma ferramenta integrante do Sistema GIF (Gestão e Inteligência Fiscal), que busca sincronizar informações entre contribuinte e município, aperfeiçoando o controle fiscal e a arrecadação de ISSQN de instituições financeiras como forma de adequação à nova realidade tributária.

A Desif permite também o gerenciamento das informações fiscais submetidas junto ao portal da prefeitura. A apuração do imposto é realizada pelo próprio sistema, que gera o documento de arrecadação automaticamente. Confira mais informações no link.

Fonte: https://prefeitura.poa.br/smf/noticias/uso-da-declaracao-eletronica-de-instituicoes-financeiras-tem-resultado-positivo-apos

Você também pode se interessar por