Home ANAFISCO Transparência e controle social na administração pública

Transparência e controle social na administração pública

por ANAFISCO

Uma das melhores ferramentas, considerado um “antídoto” para a corrupção é a transparência na administração pública. Além de ser considerado um desafio para os políticos, é uma importante ferramenta que traz seriedade, confiança e ainda por cima, bastante credibilidade para os nomes que ajudam na sua administração, uma vez que traz ao cidadão a realidade sobre os gastos públicos, o que está sendo feito com o imposto pago.

O que é administração pública?

A gestão pública diz respeito ao conjunto de órgãos como agentes, servidores e órgãos determinados pelo estado que são responsáveis pela gestão das muitas áreas da sociedade como saúde, educação, segurança e entre outros.

Normalmente, a administração pública trabalha em favor do interesse coletivo dos membros que compõe a sociedade, sendo considerada democrática e justa com todos os seus agentes.

Na maioria das vezes, a administração pública faz a gestão da sociedade de forma descentralizada, se organizando para ser a menos burocrática possível.

A importância da transparência no setor público

No Brasil, temos o setor público como o maior alvo de corrupções e por isso, é o mais desacreditado entre os brasileiros. A transparência na administração vai ajudar, primeiramente, a combater a corrupção, uma vez que vai dificultar qualquer ação ilícita, e ainda trará credibilidade dentre os cidadãos que compõe a sociedade.

Princípios da transparência no setor público

Por lei, existem alguns princípios que tornam a transparência pública autêntica. O primeiro deles define que a regra geral da transparência é o fornecimento de informações. Salvo nos casos em que existe a proteção contra a vítima, defendendo e protegendo sua intimidade, por força da própria Constituição Federal, ou seja, para proteger interesses do estado.

A fixação da regra geral da transparência exige que a administração pública seja ativa na promoção de informações de interesses gerais. Ela deve estar constantemente construindo sistemas de gestão com o objetivo de difundir as informações de interesse público para facilitar o intermédio das informações até os cidadãos. Usando inclusive, meios e canais de informação que sejam acessíveis para todos.

De modo geral, a transparência na administração pública traz inúmeros benefícios para a gestão do estado, uma vez que trará mais credibilidade ao setor público bem como vai ajudar na redução de crimes envolvendo a corrupção, bem comuns no Brasil.

Gostou do conteúdo? Recomende-o para algum amigo. Nos ajude respondendo esse questionário para saber o que você tem achado sobre o setor público atual no Brasil.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por