Home ANAFISCO Smart Cities abrem oportunidades para os pequenos negócios

Smart Cities abrem oportunidades para os pequenos negócios

por ANAFISCO

As Smart Cities já deixaram de ser uma utopia para se tornaram algo concreto e bastante rentável para quem sabe aproveitar. Hoje, no Brasil, o número de Smart Cities já passa dos 20, e esse número traz consigo uma enorme oportunidade, principalmente para os pequenos negócios.

Amplamente ligadas às inovações tecnológicas, as cidades inteligentes são pensadas para trazer mais conforto à população, principalmente nas áreas de mobilidade, segurança, educação, saúde e, claro, tecnologia. Além disso, as Smart Cities são estruturadas para serem sustentáveis, gerando o mínimo prejuízo possível ao meio ambiente.

Somente no parágrafo anterior nos elencamos algumas das principais áreas onde as pequenas empresas podem atuar nas Smart Cities. Podemos citar ainda a geração de energia, economia sustentável, empreendedorismo, urbanismo, entre outros.

Porém, além da qualificação que é indispensável para atuar nas Smart Cities, é preciso ainda ter uma boa dose de criatividade e muita sabedoria para interagir humanamente, pois se engana quem pensa que a automação é a base dos negócios nas Smart Cities: o ser humano, seu bem-estar e o sucesso da sua interação com o ambiente são o segredo para o sucesso dos empreendedores que pretendem entrar nas Smart Cities.

Quais as tendências para os próximos anos nas Smart Cities?

Se você trabalha com a análise de dados e ainda não pensou em migrar a oferta de seus serviços para uma Smart City, saiba que está perdendo tempo, afinal as decisões tomadas para o futuro dessas cidades são guiadas por dados e aqueles que dominam a mineração de dados e também a análise deles já saem na frente.

Outro setor que vem com tudo é a aplicação de antenas 5G. Apesar de ainda estar em teste no Brasil, essa tecnologia já é bastante utilizada no mundo, com mais de 1.600 cidades que já operam com esse benefício. Se você trabalha com internet, que tal pensar em soluções que contemplem essa tecnologia?

Soluções em mobilidade e a otimização do espaço público, onde os cidadãos podem usufruir do direito de ir e vir com segurança fecham as nossas dicas de tendências para os próximos anos nas Smart Cities. Como podemos ver, e como já frisamos ao longo do texto, a criatividade na hora de pensar essas soluções são o segredo para lucrar muito nas cidades inteligentes mesmo sendo um pequenos empreendedor.

Se você gostou das dicas, que tal responder ao nosso questionário? É rápido e você nos ajuda a produzir mais conteúdo de qualidade para te ajudar nos seus negócios.

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por