Home ANAFISCO 3 oportunidades de negócios para empreender com cidades inteligentes

3 oportunidades de negócios para empreender com cidades inteligentes

por ANAFISCO

As cidades inteligentes ou smart cities já vêm ganhando forma em algumas partes do país e acompanhar essa tendência tecnológica é inevitável para quem almeja se manter alinhado com as evoluções do mundo.

Alguns temas como otimização de recursos, sustentabilidade e inovação tecnológica são as principais pautas desse novo modelo de gestão urbana.

Diante disso, surgem oportunidades de negócios que são bastante vantajosas para quem deseja empreender com cidades inteligentes. Confira as 3 mais cotadas!

Cidades Inteligentes e as oportunidades de empreender

Integrar sustentabilidade, qualidade de vida e tecnologia é um dos principais objetivos das cidades inteligentes. Com isso, surgem inúmeras oportunidades de negócio que favorecem essa realidade e proporcionam melhorias às condições de vida das nossas metrópoles.

Dentro das cidades inteligentes, vê-se a possibilidade de um ambiente muito mais saudável e tecnológico, facilitando a vida das pessoas em suas mais diversas esferas.

Parece utópico, mas é uma realidade que já acontece em alguns lugares do território brasileiro.

Pensando nessa expectativa tão próxima, é possível aproveitar boas oportunidades de negócio para empreender com as cidades inteligentes? Com certeza! Veja as três principais e comece a se planejar.

Armazenamento residencial de energia

Nas cidades inteligentes, o armazenamento residencial de energia é uma das propostas que visa garantir um abastecimento energético mais eficiente para as pessoas. Assim, as empresas que possibilitarem a adaptação das casas para armazenarem sua própria energia saem na frente dentro da realidade das smarte cities.

Dentre elas, estão as companhias de energia solar, empresas que oferecem soluções em inteligência artificial e fabricantes de baterias.

Comunidades para fornecimento de energia local

Outra tendência dentro das cidades inteligentes é a existência de comunidades que possam gerar e fornecer energia para um determinado grupo de casas ou apartamentos.

Esse modelo de negócio pode favorecer a criação de plataformas de crédito de energia como uma forma de rentabilidade para as empresas do ramo.

Eficiência Hídrica

Considerando que as smart cities visam a qualidade de vida, sustentabilidade e o bom uso da tecnologia, unir esses três fatores é uma premissa básica para uma excelente oportunidade de negócio com cidades inteligentes.

Assim, a reutilização da água nesse contexto é uma forma de integrar tais conceitos e alcançar o objetivo almejado.

Os empreendedores devem, então, focar em soluções que favoreçam a reutilização da água dos chuveiros, máquinas de lavar, entre outros equipamentos de casa, visando também tal utilização em ambientes maiores como restaurantes, hotéis, empresas etc.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por