Home ANAFISCO Simpósio sobre 5G debate oportunidades entre Brasil e Taiwan

Simpósio sobre 5G debate oportunidades entre Brasil e Taiwan

por ANAFISCO

A tecnologia 5G, a quinta geração de redes de comunicação móvel, chegou ao mercado como uma inovação da internet com o objetivo de apresentar uma maior velocidade de conexão e alcance, além de permitir a interconexão entre mais de um dispositivo de forma simultânea.

Como parte da evolução da Internet das Coisas, os aparelhos móveis terão um melhor tempo de processamento de download e uploads, economia de até 90% no consumo da energia e mais rapidez para transferir dados.

Em julho de 2022, o 5G chegou ao Brasil pela primeira vez, começando pela capital Brasília e já começou a se espalhar aos poucos pelo resto do país. Porém, a previsão é de que a tecnologia esteja completamente em todo o território nacional apenas em 2029.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a implantar o 5G. Em novembro de 2021, aconteceu um leilão no qual houve a participação de empresas e consórcios, onde os vencedores assinaram um termo de autorização para começar a utilizar as faixas. O evento movimentou um valor de cerca de R$ 47 bilhões, dinheiro este que faz parte dos investimentos que serão realizados nesse setor pelas empresas.

Simpósio sobre oportunidades entre Brasil e Taiwan

Ainda dentro dos compromissos que o Brasil teve relacionados a tecnologia 5G, em dezembro de 2021 foi realizado um simpósio, onde houve o encontro entre o Escritório Econômico e Cultural de Taipei, localizado em São Paulo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, a prefeitura de São José dos Campos e o Parque Tecnológico São José dos Campos.

O tema do evento foi a discussão das oportunidades de novos negócios entre Taiwan e Brasil com a implementação da nova tecnologia. O país asiático já conta com o 5G em seu território desde o ano de 2020, cobrindo aproximadamente 85% da população.

No simpósio houve um debate sobre visões estratégicas, levantadas por empresas e outros representantes governamentais. O assunto incluiu aspectos políticos, além de exemplos de aplicações e cooperações bem-sucedidas no uso do 5G.

O Ministério da Economia de Taiwan também estava presente, junto a empreendedores e líderes empresariais nacionais e internacionais. Foram compartilhadas as experiências que a nação asiática possui com a nova conectividade, aparelhada com sua estratégia nacional de desenvolvimento tecnológico.

A cooperação com Taiwan trará aprendizados e ajudará a criar bases estruturais para desenvolver novas tecnologias, trazendo novas possibilidades mais adequadas quanto a realidade do local. Todo o ramo empresarial desse país, bem como sua cadeira de fornecimento, permite que ele seja um parceiro imprescindível e confiável para que as empresa do Brasil possam aplicar a tecnologia 5G.

Queremos saber também a sua opinião sobre o assunto. Responda nossa enquete para sabermos sua posição sobre o investimento do 5G no Brasil.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por