Home ANAFISCO Secretaria de Fazenda faz homenagem e entrega novas carteirinhas a auditores fiscais

Secretaria de Fazenda faz homenagem e entrega novas carteirinhas a auditores fiscais

por ANAFISCO

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) promoveu, na tarde desta sexta-feira (23), uma homenagem aos auditores fiscais do Município, por ocasião do Dia do Auditor Fiscal, comemorado em 21 de setembro. Realizada no auditório da sede da Prefeitura de Londrina, a atividade teve início com uma fala do secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, que destacou a importância desses profissionais e o impacto positivo do seu trabalho para a sociedade.

Em seguida, foi feita a entrega de carteirinhas funcionais novas para todos os auditores, totalizando cerca de 50 identificações entregues. O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, afirmou que os documentos são mais modernos que os anteriores e, inclusive, proporcionam mais segurança para os munícipes, através do uso da tecnologia. “Essas carteirinhas contêm um QR Code que pode ser escaneado pela população, com os celulares, para que seja verificada a identidade do auditor, com informações constantes do sistema SEI. Isso permite trazer mais segurança para os contribuintes londrinenses, que terão a certeza de estar sendo visitados por um servidor do Município”, frisou.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, e a diretora de Fiscalização Tributária, Eliane Kitagawa. Foto: Emerson Dias/NCom

Ainda segundo Perez, os auditores fiscais estão inseridos em uma carreira de estado, com destaque na Constituição Federal, e têm um papel fundamental no que tange à fiscalização, tributação e arrecadação. “A Constituição Federal estabelece que as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios são atividades essenciais para o funcionamento do Estado, e deverão ser ocupadas por servidores de um cargo específico. Inclusive, conforme a Constituição, os auditores têm prioridade para o uso de recursos em sua atuação. Aqui em Londrina, temos uma equipe muito qualificada que é responsável pela fiscalização tributária, redução da evasão de recursos e combate à sonegação fiscal, entre outras atribuições. O trabalho deles é fundamental para a arrecadação e para que a Prefeitura possa cumprir as suas metas e fazer os investimentos relacionados às políticas públicas”, salientou o secretário municipal de Fazenda.

As atividades também incluíram depoimentos de alguns auditores fiscais, que falaram um pouco sobre suas trajetórias nessa função, o significado e a missão de ser auditor fiscal. Além disso, também houve palestras sobre motivação e espírito de equipe, com o objetivo de promover a união entre os servidores dessa categoria e encorajá-los a cumprir com dedicação o seu papel dentro da Secretaria de Fazenda.

A diretora de Fiscalização Tributária, Eliane Kitagawa, e o diretor de Tributação Imobiliária, Fábio Tanno, junto às novas carteirinhas funcionais dos auditores fiscais. Foto: Emerson Dias/NCom

A auditora fiscal de tributos e diretora de Fiscalização Tributária, Eliane Kitagawa, que trabalha na Prefeitura há 27 anos, destacou que o objetivo principal da atuação desses servidores é a obtenção da justiça fiscal. “Através das nossas fiscalizações, procuramos promover a justiça fiscal, e buscamos indícios de sonegação nos tributos municipais como ISS, IPTU e ITBI. Também temos convênios com a Receita Federal e, por meio deles, fiscalizamos o Imposto Territorial Rural (ITR) e o Simples Nacional”, disse.

Segundo o auditor fiscal e diretor de Tributação Imobiliária, Fábio Tanno, a comemoração e valorização desses profissionais é necessária, pois reforça a importância de seu papel social. “A implementação de políticas públicas depende de recursos que, em sua maioria, são oriundos de tributos. Por isso, o papel do auditor fiscal é fundamental para a sociedade, pois ao lançar o tributo, ele contribui para que o Estado possa fornecer os serviços públicos à população. O auditor fiscal, quando exerce sua função, promove a justiça fiscal, ao cobrar de quem deveria ter pago e não o fez, em detrimento ao contribuinte que cumpre suas obrigações fiscais”, pontuou.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, e a diretora de Arrecadação, Wanda Kono. Foto: Emerson Dias/NCom

A diretora de Arrecadação e também auditora fiscal, Wanda Yaeko Kono, destacou que o auditor fiscal é um profissional imprescindível ao funcionamento do Estado. “A melhoria do Estado e da sociedade depende do desempenho da arrecadação e fiscalização dos tributos, e o Auditor Fiscal tem um papel primordial para prover o desenvolvimento social oportunizado pelo poder público”, salientou.

Fonte : https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=139417

Você também pode se interessar por