Home ANAFISCO Rede de inovação do setor público, InovaGovSC é lançada para melhorar serviço prestado aos catarinenses

Rede de inovação do setor público, InovaGovSC é lançada para melhorar serviço prestado aos catarinenses

por ANAFISCO

Em julho de 2021, o Governo de Santa Catarina lançou o InovaGovSC, uma rede de inovação para o serviço público catarinense. O objetivo da rede é a união e a troca de ideias entre diversos setores, promovendo ações transformadoras para a gestão pública e melhorando os serviços prestados aos cidadãos de Santa Catarina.

Na cerimônia de lançamento, realizada virtualmente e disponível no canal do You Tube do InovaGovBr, estiveram presentes representantes do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa Estadual. Foi assinado um acordo de cooperação técnica mútua entre os poderes e instituições presentes.

A iniciativa segue o exemplo do recém lançado programa InovaGov, do Governo Federal. Seguindo as tendências de inovação em Gestão Pública ainda em 2020, o presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e o procurador-geral de Justiça do Estado, Fernando da Silva Comin, uniram forças para o desenvolvimento de projetos de inovação mais eficientes. Esse foi o início da rede de apoio lançada agora pelo Governo.

Afinal, foi a partir daquela primeira colaboração que outros poderes e instituições de Santa Catarina passaram a ser convidados para as reuniões. Não demorou até que se percebesse os objetivos em comum: uso de novas tecnologias na gestão pública, apoio à execução de novos projetos, práticas colaborativas online e off-line, sempre com a intenção clara de trazer mais eficácia, eficiência e melhoria aos serviços prestados em defesa da sociedade.

Poderes e Instituições de Santa Catarina já desenvolvem projetos inovadores

Atualmente, os poderes e instituições envolvidos no InovaGovSC já desenvolvem projetos inovadores em suas áreas, e o know-how compartilhado vai ajudar na criação de outros. Para você se inspirar, trouxemos alguns exemplos, veja.

    • Governo do Estado

      O Governo do Estado de Santa Catarina inaugurou, em 2019, o laboratório Nidus, coordenado pela Gerência de Inovação do Governo, a Gerig, e vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação. A ideia por trás do Nidus é a promoção e o estímulo do empreendedorismo e da inovação na gestão pública. O laboratório tem promovido workshops, cursos e webinars entre os servidores públicos, com o objetivo de disseminar uma nova cultura e tornar a gestão do Estado ainda mais eficaz.

      Nesses quase dois anos de existência, o Nidus já promoveu 11 webinares sobre inovação na gestão pública e tem projetos desenvolvidos com diversos setores e instituições do Estado, como a Defesa Civil, a Defensoria Pública e a Secretaria da Fazenda.

    • Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE)

      O TCE possui um programa de inovação próprio, o InovaTCE, que existe desde 2019. O programa preza pelo desenvolvimento profissional e pelo aprimoramento das atividades internas do Tribunal, oferecendo, assim, um serviço ainda melhor aos cidadãos.

      Através do InovaTCE, novas diretrizes foram definidas, a fim de trazer práticas cada vez mais inovadoras à instituição. Ainda esse ano, por exemplo, será lançado o Laboratório de Inovação do Controle Externo do TCE, baseando-se em pilares como o desenvolvimento dos servidores, o uso de recursos tecnológicos e a melhoria dos processos.

    • Assembleia Legislativa

      Desde 2014 a Assembleia Legislativa de Santa Catarina vem adotando práticas inovadoras, principalmente no âmbito da sustentabilidade e meio ambiente. Alguns exemplos são: o Selo Verde, que incentivava o plantio de árvores nas cidades; o Programa Carbono Zero, que compensa a emissão de carbono da Alesc por meio de árvores plantadas; e o Programa Gestão Sustentável, que utiliza tecnologia para tornar os processos dos prédios da Assembleia mais ecológicos.

      Além disso, a Alesc vem investindo em coleta seletiva de lixo, reciclagem de papel e economia de água. Ainda está sendo implantado um sistema de placas de energia solar fotovoltaica para economia de energia elétrica.

    • Ministério Público

      O Ministério Público de Santa Catarina já atua com o incentivo à inovação há cerca de 10 anos. Foram os primeiros no âmbito da Justiça brasileira a utilizar um painel de dados para estruturar sua gestão administrativa. O Portal da Transparência do MPSC, inclusive, tem sido premiado por sua eficiência.

      A pandemia atual não apenas acelerou como melhorou os processos de inovação do Ministério Público, que desenvolveu inclusive uma assistente virtual para atender às solicitações dos cidadãos de forma rápida e eficaz, a Catarina. Além dela, outros aplicativos e facilidades tecnológicas foram colocadas à disposição dos usuários, para agilizar o atendimento mesmo virtualmente.

    • Tribunal de Justiça

      Já o Tribunal de Justiça criou o JudLab, um Laboratório de Inovação para apresentação de projetos tecnológicos, organizacionais e administrativos, sempre focados na melhoria dos serviços judiciários do Estado. O objetivo, aqui, é fomentar a participação do judiciário em empreendedorismo, inovação e promover uma gestão mais eficiente do sistema. Atualmente, por exemplo, três projetos estão em andamento no JudLab, entre eles um que prevê a automatização do recebimento e encaminhamento de intimações e audiências.

Como vemos, o InovaGovSC é a junção de diversas ideias inovadoras, que servirão como ponto de partida para vários projetos, que certamente irão inspirar a gestão pública em todo o país. Vale a pena observar essa rede. Agora, conte pra gente: quais dos projetos apresentados mais chamou sua atenção?

Fonte: GRUPO EDITORES DO BLOG.

Você também pode se interessar por