Home ANAFISCO Paris: essa horta em um telhado pode ser o futuro da produção de alimentos

Paris: essa horta em um telhado pode ser o futuro da produção de alimentos

por ANAFISCO

A maior horta de telhado do mundo foi inaugurada na capital francesa em 2020. A ação pretende provar que grandes quantidades de alimentos saudáveis ​​podem ser cultivadas em uma fazenda no telhado, de forma sustentável.

O envio de mantimentos ao redor do mundo possui um custo enorme, gerando um maior interesse das pessoas por comprar produtos locais. 

De acordo com um especialista em agricultura urbana, a produção regional de alimentos possui o potencial de mudar o futuro da alimentação no mundo.

“Se todos realmente quiserem que isso aconteça, podemos fornecer, em nível regional, 100% de cobertura de alimentos para todos”, diz o Dr. Rob Roggema, professor de Transformações Espaciais na Hanze University of Applied Sciences, na Holanda.

Como funciona essa horta?

Batizada de Nature Urbaine, nessa horta as plantas crescem para cima, e são apoiadas em colunas verticais de PVC e bambu, diferentemente de uma horta tradicional onde as plantas são espalhadas em fileiras no chão. 

Interessante destacar que ao fazer dessa forma, o metro quadrado se torna cinco vezes mais útil.

“Eu acho que a Nature Urbaine encarna o espírito do famoso ‘mundo depois da Covid-19’. Aqui nesta coluna, por exemplo, vemos acelgas crescendo, mas também temos flores, como as capuchinhas, que colocamos para atrair polinizadores”, “Uma coisa que nos surpreendeu quando chegamos é que não havia nenhum inseto. Nada. Ficamos até um pouco preocupados, no início. Percebemos que, alguns meses depois de nos instalarmos aqui, que já temos abelhas, joaninhas, borboletas.”, conta Sophie Hardy, coordenadora da iniciativa.

A Nature Urbaine conta com quatro mil metros quadrados de área plantada sem agrotóxicos. 

As plantas são regadas e adubadas automaticamente, além de 90% da água utilizada ser reciclada.

“Temos computadores que gerenciam tudo. Recebemos alertas no telefone se tem algum problema. Tudo é eletrônico”, revela a jovem. “Ganhamos muito tempo, ao não manejar diretamente a terra. Não tem ervas daninhas, por exemplo. Tudo é bastante técnico, mas a gente aprende rápido.”, relata Kahlia Gauthier, técnica agrônoma do local.

Outro ponto interessante do projeto é que parte do telhado abriga jardins que são compartilhados e alugados por chefs, hotéis e ou moradores da região, que podem plantar e também participar de cursos de jardinagem.  

“Para o público em geral, os nossos sistemas são complexos demais. Nessa parte, podemos nos reconciliar com a terra. As famílias poderão vir com crianças, afinal queremos que essas práticas se transmitam de geração em geração”, afirma Sophie.

A horta no telhado de Paris levanta a questão de saber se estamos prontos para adaptar nossa alimentação a uma forma sazonal, para incentivar um mundo mais sustentável.

A horta terá aproximadamente 14.000 metros quadrados, o que a torna a maior fazenda urbana de telhado do mundo.

O local cultivará mais de 30 espécies diferentes de plantas, produzirá cerca de 1.000 kg de frutas e legumes por dia na alta temporada e será atendido por cerca de 20 jardineiros.

“O objetivo é tornar a fazenda um modelo mundialmente reconhecido de produção sustentável”, “Usaremos produtos de qualidade, cultivados no ritmo dos ciclos da natureza, tudo no coração de Paris.” diz Pascal Hardy, fundador da Agripolis, a empresa de agricultura urbana por trás do projeto. 

Horta em Paris contará com famoso restaurante

A enorme horta contará também com restaurante e bar próprios no local com capacidade para cerca de 300 pessoas e será administrado pela renomada cadeia de restaurantes em terraços de Paris, Le Perchoir.

O restaurante aéreo oferecerá vistas panorâmicas da capital e um menu que contará com produtos sazonais cultivados no local.

“Nossos produtos frescos serão usados ​​para alimentar os habitantes do sudoeste da cidade – diretamente, por meio de esquemas de caixas de vegetais ou por meio de lojas, hotéis e cantinas – ajudando assim a reduzir as distâncias percorridas com alimentos”, “Além disso, não usaremos pesticidas ou produtos químicos, então a fazenda será um paraíso para a biodiversidade.”, afirma Hardy. 

Embora a agricultura urbana em grande escala não seja uma grande novidade, esta grande horta de Paris será inovadora de várias maneiras. E não só por ser a maior fazenda de telhado do mundo, mas também será pioneira em sua técnica de agricultura ‘vertical’ aeropônica.

Por fim, além de não precisar de agrotóxicos, esse método utiliza um sistema fechado de água e sem solo – o que minimiza o risco de poluentes -, e terá uma pegada de carbono excepcionalmente baixa.

“Nossa visão é uma cidade em que telhados planos e superfícies abandonadas sejam cobertos com esses novos sistemas de crescimento”, “Cada um contribuirá diretamente para alimentar os residentes urbanos que hoje representam a maior parte da população mundial.”, finaliza Hardy.

Você também pode se interessar por