Home ANAFISCO Conheça a história do saneamento básico no mundo

Conheça a história do saneamento básico no mundo

por ANAFISCO

Na atualidade a água que sai da torneira direto para nosso copo pode parecer algo extremamente natural. A maioria de nós conhecemos uma realidade onde não se pode imaginar algo diferente disso. Mas você já pensou na história por trás dessa água que surge de forma automática?

Os primeiros registros do qual se tem notícias datam da época do Egito Antigo, através do sistema de controle das águas do Rio Nilo. 

Existem registros de redes de esgoto também na Antiga Babilônia (Mesopotâmia), 3.750 a.C. e redes de água na Assiria em 690 a.C.

O desenvolvimento do saneamento na história foi sendo percebido conforme foi se apresentando o crescimento populacional e com ele, começam a surgir as doenças por falta de destino adequado para os dejetos, poluindo a água das comunidades.

O saneamento é uma série de medidas que visam preservar ou modificar o meio ambiente prevenindo doenças, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, a produtividade do indivíduo e otimizando a atividade econômica.

O conjunto de serviços que fazem parte do saneamento básico incluem infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

O saneamento básico no Brasil é um direito garantido pela Lei nº. 11.445/2007 e pela Constituição.

Primeiros registros de saneamento básico

Na antiguidade, a água suja e o acúmulo de lixo disseminam doenças e mostraram ao homem, na prática, que algo deveria ser feito para mudar a situação. 

Assim, foram se desenvolvendo algumas técnicas para obter água limpa e também para destinar os resíduos, dando início ao que conhecemos por saneamento básico.

Importante ressaltar que cada região desenvolveu suas técnicas, como por exemplo:

  • Em Roma, as ruas possuíam encanamentos que serviam de fonte pública com o intuito de prevenir doenças e separar a água para consumo.
  • Já na Grécia antiga, se enterravam as fezes ou se deslocavam rumo a um local bem distante das residências.
  • No Egito iniciou-se o controle do fluxo de água do rio Nilo que contava com um sistema de irrigação, de construção de diques e utilização de tubos de cobre com a finalidade de abastecer o palácio do faraó Keóps.

Existem registros de que as primeiras galerias de esgoto da história foram construídas em Nippur, na Babilônia. 

O Vale do Indo e suas cidades são historicamente conhecidas por seus planejamentos urbanos e sistemas de abastecimento e drenagem muito à frente de sua época.

Por volta de 312 a.C., o Império Romano também desenvolveu um sistema de abastecimento chamado de “O aqueduto Aqua Apia” que possuía em média 17 km de extensão. 

Os romanos foram a primeira grande civilização que buscou desenvolver o saneamento de fato: Eles criaram grandes aquedutos, construíram reservatórios, banheiros públicos e chafarizes.

Uma curiosidade é que eles também nomearam um responsável efetivo como Superintendente de Águas de Roma.

Desenvolvimento do saneamento básico

Na Idade Média, a maioria das pessoas escavavam poços – para dispor de água para consumo -, dentro de suas casas, próximas a fossas e esterco de animais, o que causava diversas contaminações.

Esse hábito causou a proliferação de doenças como cólera, lepra e tifo, além da conhecida peste negra,  que foi transmitida através da pulga de ratos.

A peste negra infectou metade da população e matou cerca de 1/3 da população da Europa. 

Em um período menor que 12 anos, mais de 23 milhões de pessoas foram levadas a óbito, tanto na China quanto na Índia. 

Na Idade Moderna – período que abrangeu de 1453 a 1789 -, se entendeu que os rios, as fontes e as águas subterrâneas eram formadas pela chuva.

Já no Brasil, o saneamento surgiu em 1620, período em que se iniciou as obras do aqueduto do Rio Carioca que abastecia o Rio de Janeiro.

A obra, iniciativa de Aires Saldanha, possuía 270 m de comprimento e 18 m de altura e levou mais de cem anos para ser concluída, isso em 1723, se tornando então o primeiro sistema de abastecimento de água no país.

Com a Idade Contemporânea – período que corresponde do ano de 1790 até os dias de hoje -, a França  intensificou o combate à poluição das águas criando leis que previam punições, como prisão ou multa, para quem lançasse produtos, resíduos que levassem os peixes a morte, isso em 1829.

Essa mesma época ficou marcada também por iniciar a implantação do saneamento e sua administração em conjunto com outros serviços públicos na cidade.

Por fim, na Inglaterra o desenvolvimento dos grandes centros industriais provocou uma migração das zonas rurais para esses centros. 

Porém, com essa migração diversos trabalhadores passaram a viver em péssimas condições de habitação e trabalho, o que fez os índices de mortalidade e doenças dispararem, resultando na crise de cólera, que devastou a vida de 180 mil pessoas na Europa. 

Edwin Chadwick iniciou um estudo que foi a base para o desenvolvimento das questões envolvendo saneamento e saúde, além de iniciar a medicina preventiva, em 1842.

Você também pode se interessar por