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Inovação em serviços públicos: o caso Poupatempo

por ANAFISCO

O Poupatempo foi criado pelo governo do estado de São Paulo em parceria com Prodesp em 1996. Ao longo dos seus mais de 20 anos de trajetória, o programa se tornou um facilitador da vida do cidadão, diminuindo a burocracia em uma série de processos.

Entre os serviços prestados pelo Poupatempo é possível destacar a emissão de documentos, algo que costuma demorar bastante em outras regiões do Brasil. Entretanto, através deste programa é preciso apenas alguns cliques no site para conseguir realizar um agendamento.

Além disso, o site do Poupatempo informa onde o cidadão deve comparecer, quais documentos ela precisa ter em mãos, o prazo para a emissão e quais taxas ele precisará pagar.

A título de ilustração, é possível citar que no caso da primeira via de um RG, não será necessário pagar quaisquer taxas e a retirada acontecerá no mesmo local onde foi feita a solicitação. No que se refere ao prazo, o documento fica pronto em 15 dias e o solicitante tem prazo de 180 para a retirada.

Atualmente, o Poupatempo possui 70 unidades distribuídas por São Paulo, de modo que a população tem acesso facilitado aos serviços oferecidos. O programa também possui modalidades de atendimento online, que funcionam através do aplicativo Poupatempo Digital.

Diante dos fatos destacados, é possível afirmar que o Poupatempo representa uma inovação em serviços públicos devido à sua eficiência e ao fato de que o programa consegue cumprir o que se propõe: otimizar a rotina dos cidadãos.

Poupatempo: diferentes demandas em um único lugar

É possível afirmar que a eficiência do Poupatempo é possibilitada pelo fato de que as unidades do programa têm como foco a agilidade e a desburocratização de uma série de processos.

Além disso, ele concentra mais de 400 serviços em um único lugar, o que elimina a necessidade de deslocamentos até outros órgãos públicos para solucionar uma demanda pequena.

Vale ressaltar que isso foi possibilitado através de algumas parcerias firmadas pelo Poupatempo, especialmente com o Detran de São Paulo, com a Secretaria Municipal do Trabalho, com a Secretaria da Fazenda e com a Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

Assim, os serviços que seriam realizados por estes órgãos podem ser executados no Poupatempo, uma praticidade que agrada bastante aos cidadãos. Isso é refletido em números, visto que o site oficial do programa destaca que ao longo dos últimos 4 anos ele recebeu a aprovação de 99% dos seus usuários.

O segredo do sucesso: a satisfação dos usuários do Poupatempo

Os dados em questão foram obtidos através de uma pesquisa de satisfação, realizada pela P2A, uma empresa de Gestão em Informação. Através do levantamento foi possível descobrir ainda quais foram os motivos para este índice tão alto de aprovação.

De acordo com a pesquisa em questão, o que faz com que a população tenha tanto apreço pelo Poupatempo é o atendimento de qualidade. Tais informações foram coletadas ainda no ano de 2018 e, na ocasião, foram entrevistadas 7,3 mil pessoas que usaram os serviços do programa.

Ainda através dos dados deste levantamento, é possível destacar que a satisfação se repete quando se fala sobre o uso dos canais digitais. Assim, os entrevistados revelaram que os serviços online do Poupatempo passaram por uma melhoria expressiva nos últimos quatro anos.

Conforme o informado no site do programa, essa satisfação é o que faz com que as suas unidades continuem crescendo. Diante disso, no ano de 2015 o Poupatempo duplicou de tamanho em termos de postos de atendimentos. Se em 2010 o programa contava om 25 unidades, na data em questão ele chegou às 64. Atualmente, esse número ultrapassa os 70 postos.

Inovação em serviços públicos: o autoatendimento

Ainda em dezembro de 2020, o site do Poupatempo publicou uma matéria a respeito dos totens de autoatendimento, implementados para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos em um contexto de pandemia.

Para garantir o acesso facilitado, os totens foram instalados nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), assim como em espaços como shoppings e supermercados. Em geral, os equipamentos têm um funcionamento bastante simples e similar aos caixas eletrônicos de bancos.

Diante disso, o usuário pode acessar os serviços que forem da sua necessidade, preencher as suas informações e fazer a autenticação através de digital para usar os serviços disponíveis.

Conforme o informado pelo próprio Poupatempo, é possível fazer a emissão de documentos como o RG, a segunda vida da CNH e a CNH definitiva através dos totens, eliminando a necessidade de agendamento de atendimento e de comparecimento a uma das unidades do programa.

Com o objetivo de facilitar o processo, as taxas referentes aos documentos podem ser pagas com o cartão de débito durante o ato da solicitação. No caso do RG e da CNH, ainda é possível escolher a opção de receber em casa, através dos Correios.

Portanto, a implantação dos totens representa mais uma inovação do Poupatempo por garantir autonomia e agilidade às pessoas que precisam dos seus documentos com urgência. A iniciativa faz parte de uma tentativa do programa de ampliar ainda mais o atendimento digital.

Diante disso, é interessante ressaltar que o site oficial do Poupatempo informa que entre os serviços disponíveis nos seus totens e no Poupatempo Digital, atualmente é possível fazer 90 tipos distintos de solicitação, tudo com a mesma qualidade do atendimento presencial.

Além disso, os canais digitais também possibilitam o agendamento caso seja necessário comparecer a uma unidade.

Em termos de números, as iniciativas de autoatendimento têm se mostrado bastante eficientes. Segundo o divulgado no site oficial do Poupatempo, somente no segundo semestre de 2020 mais de 18 mil Atestados de Antecedentes Criminais foram emitidos através dos totens.

Além deste documento, foram realizadas através do autoatendimento aproximadamente 15,5 mil consultas de pontuação de débitos e de restrições de veículos automotivos.

Outro ponto que merece ser mencionado é a emissão de documentos. Quando se fala sobre a CNH, mais de 8 mil serviços foram executados através dos totens. No que se refere ao RG, mais de 2,7 mil solicitações de segunda via foram efetuadas por meio dos equipamentos citados.

Conclusão

O caso de sucesso do Poupatempo demonstra com clareza a necessidade de desburocratização do acesso aos serviços públicos, concedendo maior autonomia e facilidade para os cidadãos na emissão de documentos e em outros tipos de serviços prestados por prefeituras, secretarias e outros órgãos.

Além disso, o programa também serve para demonstrar que é possível oferecer qualidade e agilidade em processos que costumam ser problemáticos, levando os cidadãos a deixar para o último caso uma visita aos setores responsáveis pela resolução, o que pode gerar entraves maiores.

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Fonte: Grupo Editores do Blog.

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