Home ANAFISCO Empreendedorismo governamental como base para transformar a gestão pública

Empreendedorismo governamental como base para transformar a gestão pública

por ANAFISCO

Empreendedorismo é um termo bastante recorrente nos dias atuais. Essa palavra ganhou bastante espaço e destaque principalmente dentro do universo das corporações brasileiras.

Afinal de contas, foi possível observar uma onda de desemprego nos últimos anos. Infelizmente as pessoas se viram na necessidade de encontrar outras formas de garantir sua renda mensal. É nesse momento que entra a palavra empreendedorismo.

Muitas pessoas foram estimuladas a recorrer a criação do seu próprio negócio para poder se manter em meio ao mercado de trabalho. No entanto, é importante frisar que o empreendedorismo possui um conceito que vai muito além de ideias para um novo negócio ou atividades ligadas a iniciativa privada.

Na realidade a ideia de empreendedorismo permeia diferentes áreas do trabalho inclusive no setor público. Através do Empreendedorismo Governamental é possível encontrar um novo tipo de gestão pública que vem sendo aplicada nos diferentes órgãos do governo. Saiba mais sobre o assunto nos próximos tópicos.

Entenda o que é o empreendedorismo e como se aplica na gestão pública

A ideia mais difundida em relação ao empreendedorismo é com o desenvolvimento de novos negócios para que a pessoa possa gerar lucros ao final do processo.

Entretanto, com a expansão desse conceito para outras áreas, pode-se dizer que o empreendedorismo é também associado a ideia de desenvolver um trabalho no qual irá gerar valor, em outras palavras que tenha resultados que vão impactar de forma positiva na comunidade ou região onde está sendo desenvolvido tal atividade.

Essa última ideia é a que mais tem relação com a administração pública.

Mas, vale ressaltar que o Estado não terá o seu poder diminuído nesse tipo de gestão, pelo contrário, é preciso lembrar que ele terá de manter sua atuação, o que precisa é uma flexibilização de algumas atuações para que a sociedade possa usufruir dos serviços públicos com qualidade e de maneira eficiente, para que suas necessidades de fato sejam atendidas.

Em resumo, o que se observa é que a aplicação do empreendedorismo governamental tem como principal objetivo garantir a qualidade na prestação de serviços através de uma metodologia estratégica, na qual os órgãos públicos irão tratar os cidadãos como clientes dos serviços que estão sendo ofertados.

Aplicação na prática

Falar sobre a aplicação de ideias e conceitos de organizações privadas para o setor público, pode parecer algo improvável e complicado de acontecer, mas na prática é algo bastante possível.

Anteriormente foi dito para se ter uma visão de cidadão como cliente dos serviços públicos. Porém como fazê-lo, já que um dos preceitos da administração pública é a ideia de equidade, em que todos devem ser tratados como iguais, sem distinções.

Essa visão de usuário deve se manter, no entanto, é possível individualizar os casos de cada pessoa que busca por atendimentos. Afinal de contas, como já é de se imaginar cada situação é única e nem sempre haverá a possibilidade de tratar todos da mesma maneira.

Outro ponto importante sobre o ato de empreender no setor público é com relação a qualidade nos serviços que foram prestados. Ou seja, não basta entregar as quantidade de obras exigidas em um projeto de prefeitura, é necessário que elas tenham sido feitas de forma a garantir a qualidade durante o uso dessas obras pela população e por seus servidores públicos.

Reinvenção no setor público

O empreendedorismo governamental veio em contrapartida a um tipo de administração centralizada e tradicional, em que o usuário do serviço não possui participação ativa nas decisões a serem tomadas para que os resultados sejam garantidos.

Logo é possível afirmar que o empreendedorismo dentro do setor público tem como principal função o de reinventar os tipos de gestões existentes e assim garantir mais qualidade para a população.

Fonte: Editores do Blog.

Você também pode se interessar por

Deixar um Comentário