Home ANAFISCO Curiosidades sobre Igarassu – PE

Curiosidades sobre Igarassu – PE

por ANAFISCO

Igarassu é uma cidade que preservou os primeiros contornos da arquitetura portuguesa que chegaram ao local, passando a ser administrada por Duarte Coelho em 1536. Depois de São Vicente, apresenta-se como a segunda freguesia mais antiga do país. A religiosidade e o clima tropical tornam a atmosfera familiar, principalmente quando se observa as paisagens naturais.

Heranças dos indígenas tupis e tapuias

O nome ‘’Igarassu’’ parte do idioma tupi ‘’ygara’’ (canoa) e ‘’usu’’ (grande), referente aos barcos dos portugueses que chegavam na costa. Assim que os europeus chegaram, os povos indígenas foram colonizados, entre os interesses dos religiosos jesuítas e dos senhores de terra.

A igreja mais antiga do Brasil e os santos

Em 1535 ocorreu a construção da Igreja dos Santos Cosme e Damião, padroeiros da cidade. Visitando as igrejas do local é possível compreender boa parte da história da cidade. Os principais polos são Convento de Santo Antônio, CApela de São Sebastião e a mais antiga, já mencionada, Igreja de Cosme e Damião.

De centro econômico para cidade interiorana

Atualmente Igarassu atrai turistas, vive da agricultura e de uma pequena parcela da indústria, mas há pelo menos quatro séculos a região serviu como primeiro ponto de exportação, escoando a produção de matéria prima brasileira. Atualmente o refúgio pacato e interiorano mantém seu aspecto simples e até a estrutura de hospedagem não é suficiente, fazendo com que os turistas fiquem em Recife.

Preservando a cultura e paisagens naturais

A Pinacoteca de Igarassu e o Museu Histórico da cidade apresentam registros únicos, entre pinturas, objetos e arquivos. Quanto aos destinos naturais, a Praia Coroa do Avião oferece passeios a barco e jet ski e o Recanto das Bromélias permite que as pessoas observem lagos, animais e a floresta. Já na Praia Mangue Seco você consegue entrar em contato com o povo local, que vive da pesca.

Você também pode se interessar por