Home ANAFISCO Construindo a cidade do futuro

Construindo a cidade do futuro

por ANAFISCO

Há alguns anos, mais de 1.500 pensadores se reuniram em Dubai para analisar a próxima etapa da iniciativa “Cidade Inteligente do Futuro”, com o objetivo de levar tecnologia de ponta para melhorar a vida das pessoas.

A população de nosso planeta está crescendo: a ONU prevê que chegaremos aos 9,6 bilhões de pessoas até 2050, 67% das quais viverão em áreas urbanas. Isso significa que é importante trabalharmos juntos, maximizando o uso dos recursos. Nossas cidades terão que ser mais inteligentes enquanto consumimos mais água, energia e ficamos ainda mais digitais.

A seguir, apresentamos algumas das contribuições tecnológicas que a 3M apresentou para esse projeto.

Luz para os ambientes

A promessa de uma cidade inteligente é possível com a utilização de materiais inteligentes que diminuam as necessidades de uso de energia. Sem dúvida, um dos maiores recursos energéticos se encontra do lado de fora de nossas janelas. O que aconteceria se pudéssemos coletar a luz do sol e levá-la para dentro dos ambientes?

É exatamente isso que faz a película redicionadora de luz solar que utiliza a microrreplicação para conduzir a luz natural para o interior dos edifícios. A película é composta por prismas microestruturados, que desviam mais de 80% da luz solar e a refletem de forma difusa e, por sua vez, distribuindo de forma mais uniforme.

Manter os dados protegidos

Para um futuro voltado à informação precisamos de computadores ainda mais poderosos. Mas os servidores geram muito calor. Como os resfriaremos?

Uma solução inovadora da 3M é o fluido de alta tecnologia Novec. Os servidores são imersos nesse líquido, que os esfria sem causar danos. A medida que o hardware esquenta no tanque, o fluido Novec ferve e essa mudança de estado elimina o calor; posteriormente o fluido se transforma em vapor que, por sua vez, sobe, condensa e depois volta ao tanque sem o uso de bombas.

Qual é a eficiência energética? Um centro de dados em Hong Kong aumentou sua eficiência em 4000 vezes empregando o fluido Novec no lugar do método tradicional de resfriamento de centro de dados.

Transmissão elétrica compacta

Se começássemos do zero, a construção de cidades inteligentes poderia ser mais simples. O problema, como todos sabemos, é que as cidades já existem e estão crescendo.

Vejamos o caso de Mumbai. A cidade está tão densamente povoada que muitas famílias construíram casas próximas aos pilares das torres de alta tensão. Essas casas ficaram em perigo quando a cidade teve que aumentar sua capacidade elétrica para satisfazer suas crescentes necessidades. A solução foi o ACCR, um cabo especial que tem um centro de fibra de óxido de alumínio.

Por meio do uso de linhas de alta tecnologia, as torres existentes foram modernizadas. Mumbai pôde gerar duas ou três vezes mais energia com as mesmas torres, utilizando o mesmo espaço e as famílias não foram impactadas.

Seu passaporte mais seguro

Em uma economia global estamos constantemente em movimento, viajando a lugares remotos. El World Travel & Tourism Council estima que o setor de viagens será responsável por 357 milhões de empregos em 2025.

Para mantero nosso estilo de vida internacional, precisaremos de passaportes seguros, de alta tecnologia. Uma solução da 3M oferece  aos gráficos, que parecem “flutuar” ou “fundir-se” por baixo da superfície do documento.  Esse laminado de segurança apresenta uma imagem flutuante colorida que os falsificadores não podem imitar em uma fotocopiadora e se caracteriza por apresentar um microtexto cinético incrustado dentro da imagem flutuante e com retro reflexividade para aumentar a segurança.

A Austrália adotou a tecnologia e a utilizou para agregar “cangurus bailarinos” aos passaportes.

Reconhecimento de placas automotivas

Claro que os bandidos nem sempre estão atrás de seus passaportes. Muitas  vezes, já estão dirigindo pela cidade. Por sorte, todos os automóveis têm letras e uma sequência de números única de identificação: as placas.

O problema é que, inclusive para o olho humano mais ágil, é impossível perceber essa informação nas ruas congestionadas. Por isso, a 3M fabrica o sistema automático de reconhecimento de placas que utilizam câmeras e software de alto rendimento para cobrança de pedágios, vigilância policial inteligente, aeroportos, universidades, laboratórios, empresas e forças de segurança.

Essa tecnologia ajudou os policiais de Coeur d’Alene, Idaho, nos Estados Unidos, a rastrear um homem suspeito de sequestrar uma menina de 14 anos de idade, que regressou sã e salva para a família.

Você também pode se interessar por