Home ANAFISCO Como a pacata Pindamonhangaba ganhou título de ‘cidade inteligente’

Como a pacata Pindamonhangaba ganhou título de ‘cidade inteligente’

por ANAFISCO

Em parceria com a Scipopulis, Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, passou a ser reconhecida como cidade inteligente. Por meio do painel Plancity, plataforma que integra e processa informações para auxiliar a gestão pública com insights visando à melhoria da administração e o direcionamento de políticas, a cidade conseguirá ampliar sua visão estratégica, permitindo mais investimentos e oportunidades de crescimento.

Pela contribuição no projeto, a Scipopulis, empresa da green4T para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana, recebeu a certificação de “Empresa Amiga da Cidade”. Com o projeto iniciado há dois anos, e renovado para mais um, a companhia processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um dashboard customizado, permitindo o desenvolvimento socioeconômico do município.

Com a tecnologia implementada, foi possível indicar, por exemplo, a quantidade de pessoas próximas a cada serviço básico, como creches e hospitais, em cada bairro da cidade, ou acesso a transporte público de qualidade. Dessa forma, a prefeitura tem uma visão detalhada das regiões da cidade com deficiência nesses indicadores, podendo assim planejar investimentos com maior precisão para superar os desafios.

“Fomentar a evolução de Pindamonhangaba enquanto smart city é um ganho de extrema importância para a tecnologia e para o Brasil. É a segunda do país a conseguir essa certificação, e a primeira cidade média. Com isso, contribuímos diretamente para viabilizar investimentos e o aquecimento da economia local como um todo”, afirma Roberto Speicys, CEO e cofundador da Scipopulis.

“Essa certificação proporcionada pela ABNT nos faz elevar o nível de exigência para uma boa gestão dos serviços públicos oferecidos. Com a coleta de dados e catalogação que nos apresentaram nossos índices, obtivemos o nível Platina, considerado o mais alto grau de certificação. Isso é importante para o trabalho de atração de novos investimentos e, mais relevante do que a conquista, será a manutenção desse nível de indicadores”, destaca Isael Domingues, prefeito de Pindamonhangaba.

Fonte: https://www.arandanet.com.br/revista/rti/noticia/5904-Pindamonhangaba-ganha-certificado-de-cidade-inteligente#:~:text=Por%20meio%20do%20painel%20Plancity,investimentos%20e%20oportunidades%20de%20crescimento.

Você também pode se interessar por