Home ANAFISCO Coleta e análise de dados para tomada de decisão nas cidades inteligentes

Coleta e análise de dados para tomada de decisão nas cidades inteligentes

por ANAFISCO

Elas contam tecnologias modernas de comunicação e informação que promovem o desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e melhorias na qualidade de vida das pessoas. 

Com mais pessoas conectadas, é necessário contar com tecnologias capazes de acompanhar e interpretar o grande fluxo de informações que trafegam pelos ambientes informatizados.

A análise de dados move as cidades inteligentes

Ou seja, os sistemas de análise de Big Data Analytics são os principais agentes das Cidades Inteligentes. Eles permitem a análise e interpretação dos dados coletados, identificando novos comportamentos de consumo e tendências da sociedade. 

Dessa forma, isso ajuda na tomada de decisões mais assertivas. A tecnologia Big Data é capaz de transformar grandes centros urbanos em Cidades Inteligentes, melhorando a vida dos cidadãos.

Esse tipo de sistema permite que as informações armazenadas sejam processadas em tempo real e coletadas de forma contínua. Eles conseguem monitorar diversos elementos urbanos como edifícios, ruas, rede elétrica, tráfego, logística e até mesmo as pessoas. 

Com esses dados, é possível criar soluções que possam ajudar no dia a dia das pessoas de cada localidade, a partir de insights poderosos obtidos por meio das informações geradas pelos usuários.

Onde são coletados esses dados?

As cidades possuem diversas fontes de dados, como smartphones, sensores ambientais, câmeras e redes sociais. Já a computação em nuvem pode conectar esses dados para ajudar tomadores de decisão a planejar serviços, recursos ou áreas. 

Dessa forma, as Smart Cities podem inserir sensores nas infraestruturas para criar novas fontes de dados e monitorar e antecipar fenômenos urbanos, como a gestão do lixo na cidade. Dessa forma, com sensores em contêineres de lixo, é possível detectar o nível de armazenamento e otimizar a logística e recursos envolvidos.

Para tornar uma cidade inteligente, é necessário que as organizações possam compartilhar e analisar grandes quantidades de dados em tempo real. Ou seja, sem a capacidade de compartilhar informações, não é possível desenvolver aplicativos e soluções de software que permitam a automação e melhoria da infraestrutura da cidade. 

Em outras palavras, é importante que as cidades sejam construídas em redes que permitam a comunicação gratuita de dados e o uso de APIs abertas, que incentivam a colaboração entre parceiros.

Conclusão sobre os dados nas cidades inteligentes

O Big Data tem um papel importante na coleta e análise de dados em uma cidade inteligente, utilizando dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Os sensores espalhados pela cidade geram uma grande quantidade de dados que, quando analisados, podem identificar tendências e necessidades na cidade. 

Essa análise pode ajudar os motoristas a encontrar vagas de estacionamento, reduzir o número de acidentes e congestionamentos de tráfego. Além disso, contribui para a redução da criminalidade e melhorias em sistemas de iluminação, água e eletricidade da cidade.

Você também pode se interessar por