Home ANAFISCO Casas com painéis solares e baterias podem ajudar a evitar colapsos na rede elétrica

Casas com painéis solares e baterias podem ajudar a evitar colapsos na rede elétrica

por ANAFISCO

Sistemas de produção local de energia elétrica utilizando painéis solares pode ser a grande solução para evitar que o sistema elétrico em geral, enfrente colapsos daqui para frente.

Nos Estados Unidos, onde a utilização de energia fotovoltaica já se encontra em estágio mais avançado, já é possível perceber os benefícios que essa alternativa é capaz de proporcionar. A utilização de projetos de energia solar em menor escala tem se mostrado como uma boa resposta para os desafios que o país enfrenta no setor energético.

Por contar com uma infraestrutura de energia bastante complexa e que fica sobrecarregada com frequência devido aos efeitos das mudanças climáticas, existem problemas crescentes com relação ao aquecimento contínuo, o que faz crescer a necessidade de pensar em soluções para abandonar os combustíveis fósseis.

A instalação de pequenas usinas em residências, utilizando placas solares e baterias para armazenamento da energia gerada, é suficiente para manter as luzes das casas acesas, até mesmo quando as redes elétricas param de funcionar.

Além disso, quando esses projetos são conectados a rede elétrica, promovem benefícios ainda maiores, já que criam uma espécie de energia virtual capaz de estabilizar os picos e reduzir a demanda de energia, evitando os temidos apagões.

Energia solar no Brasil

No Brasil, a energia solar corresponde, atualmente, a 2% da matriz energética nacional. Mas isso vem avançando. Em 2021, os telhados do país já atingiram uma potência correspondente a 57% da utilizada pela Usina de Itaipu e a tendência é que esses números continuem subindo nos próximos anos.

A crise hídrica, que tem forçado a utilização das usinas termelétricas para suprir a demanda de energia no país, tem sido a principal motivação da adoção de alternativas mais sustentáveis.

Outro fator que impulsionou os consumidores a avaliarem a instalação de painéis, foi o aumento no gasto energético gerado durante o período de pandemia, quando as famílias passaram a ficar mais em casa e até a trabalhar de casa, o que gerou um aumento significativo na conta de luz.

Para quem deseja aderir a solução, é necessário fazer a instalação de um sistema fotovoltaico, composto por painéis solares e um inversor solar. O sistema será conectado ao quadro de luz e fará a conversão da energia captada dos raios solares em energia elétrica, suprindo a demanda da residência de forma completa ou parcial, dependendo do tamanho do sistema.

A tendência é que com o avanço desse mercado, o investimento passe a ser cada vez menor e que, ao longo do tempo, esta torne-se uma solução para a crise energética.

Ou seja, a mudança deve acontecer do local para o global.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por