Home ANAFISCO As 6 tecnologias que impulsionam as cidades inteligentes

As 6 tecnologias que impulsionam as cidades inteligentes

por ANAFISCO

Conforme a Internet das Coisas (IoT) vai se tornando mais presente no dia a dia de todos nós, as cidades inteligentes (ou smart cities) também vão se tornando uma realidade.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey estima que as cidades inteligentes gerem 60% do PIB mundial até 2025. Várias são as definições dessas cidades, mas, em geral, as características permanentes são sensores e tecnologia Iot.

A seguir, estão as principais tecnologias-chaves para o funcionamento das cidades inteligentes:

O uso da energia inteligente pode ser percebido nos postes de rua, que são um bom ponto para a distribuição da energia inteligente, uma vez que a luz de LED favorece a economia financeira. Assim como edifícios residenciais e comerciais desperdiçam menos energia.

O transporte inteligente contribui para que pessoas se locomovam de maneira mais eficaz, sem gastar tanto tempo aguardando a condução.

Os dados inteligentes são informados por meio de portais de dados abertos, por exemplo, para que uma pessoa tome conhecimento de informações e a vida se torne mais produtiva.

A infraestrutura inteligente possibilita o planejamento e a verificação de informações, de forma que acarrete mudanças futuras na cidade.

A mobilidade inteligente proporciona a entrada e a saída de informações de sistemas públicos e privados, porém com a preservação da privacidade.

Os dispositivos inteligentes de Iot unem toda a cidade inteligente. E alguns deles são os sensores e os dispositivos de visibilidade.

Quanto maior o número de habitantes em áreas urbanas, maior será a necessidade de cidades inteligentes.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por