Home ANAFISCO UM NOVO OLHAR SOBRE A INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE O CONCURSO DE INOVAÇÃO DA ENAP

UM NOVO OLHAR SOBRE A INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE O CONCURSO DE INOVAÇÃO DA ENAP

por ANAFISCO

O que chamamos de setor público compreende a administração pública, seus órgãos, empresas públicas e entidades regulatórias. Ou seja, o governo em geral.

O governo, ou Estado, é o principal responsável por aplicações e criação de políticas públicas, gerenciamento de recursos e administração de serviços e fiscalização.

Com as constantes mudanças sociais e econômicas, de assistência social e saúde aliados à escassez de recursos faz da inovação no setor público um ponto estratégico para o desenvolvimento socioeconômico. Até mesmo na modernização da administração pública.

É de consenso que inovar está intimamente ligado a disrupturas tecnológicas, inovar também tem o sentido criar novos relacionamentos e entregar excelência com novas metodologias,gerar e praticar novas ideias.

Porque é preciso inovar na administração pública?

A sociedade muda constantemente, em questão de um curto espaço de tempo temos a vivência de vários fatores locais e globais que demandam uma reorganização tanto da sociedade, e a reboque a organização do papel do Estado e da administração pública. Com isso, a criação de novas estratégias e respostas inovadoras é um desafio permanente.

O resultado da inovação no governo é materializado na entrega de serviços de melhor qualidade aos cidadãos, eficiência nos processos e gestão dos recursos . Outros resultados mais subjetivos, mais difíceis de se avaliar são o aumento na confiança e credibilidade da população com o governo.

Entraves e problemas ao inovar existem em todos os meios, seja no âmbito privado ou público é necessário criar uma cultura e clima organizacional de inovação e adaptar-se a essas realidades tão difusas.

Mas afinal, como inovar no setor público?

Para inovar no setor público existem variadas formas. Pode ser mediante uma estratégia institucional, novas metodologias e processos ou por novas ferramentas e tecnologias.

No alinhamento estratégico institucional a inovação vem para trazer soluções aos desafios que aquela instituição enfrenta. Vai facilitar uma revisão da forma que aquele órgão interage com a sociedade, como se vê e é visto. Trazendo também questionamentos se a organização serve ao seu propósito.

No âmbito mais operacional dos processos e metodologias, inovar terá um aspecto de romper desafios práticos, como: reorganização das rotinas de trabalho dentro da organização, buscar eficiência e solidez na gestão e execução de tarefas e processos. Assim essas mudanças transmitem uma aprimoramento interno e trazem maior qualidade nos serviços prestados aos cidadãos.

Medidas como design thinking e laboratórios de inovação aplicados nos setores públicos são experiências recentes disso.

Ao se falar em novas ferramentas e tecnologias para inovar no serviço público há de se pensar em equipamentos, sistemas e programas que corroborem os projetos que estão em andamento. A inovação não está nas tecnologias e ferramentas por si só. Esse aparato tem de ser usado com um objetivo mais amplo, a fim de se obter respostas positivas. Seja internamente ou para a sociedade, de acordo com os impactos gerados por essa tecnologia ela será considerada inovadora.

Mesmo com várias frentes diferentes, a função de inovar e mudar não é feita de maneira isolada. As ações e processos têm seus objetivos determinados por estratégias. As ferramentas, tecnologias e processos são meios que vão viabilizar que a inovação aconteça. Por isso o planejamento, formação de estratégias sólidas e a integração da instituição é um dos primeiros e mais cruciais passos para inovar.

E para que de fato a inovação ocorra e seja constante nos setores públicos, a instituição como um todo tem de se integrar e incorporar na cultura organizacional o espaço para novas ideias e o arrojo necessário para as mudanças.

Por meio do diálogo é que se possibilita a elaboração de projetos e ideias inovadoras. Expondo benefícios, barreiras e formas de trabalho. O contínuo diálogo, mudanças mesmo que pequenas nas relações, e uma busca contínua por melhoria atende tanto aos servidores quanto aos cidadãos.

O que é o concurso de inovação da ENAP

ENAP significa escola nacional de administração pública. É uma das escolas de governo.

As Escolas de Governo são organizações públicas concebidas com o objetivo de facilitar a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de servidores da administração pública.

As escolas de governo tem como objetivo a ampliação e fortalecimento da capacidade de execução do Estado, visa a formulação, a implantação, a execução e a avaliação das políticas públicas.

Tais escolas são mantidas pelo governo federal e são elas:

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Escola Virtual de Cidadania (EVC), Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Desde o ano de 1996 a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promove anualmente um concurso de inovação da administração pública.

Esse concurso busca fomentar iniciativas inovadoras que contribuam para a melhoria nos serviços públicos, no poder executivo das esferas federal, estadual e municipal(somente capitais).

Neste concurso podem participar equipes de servidores públicos ativos das esferas federal, estaduais, distrital e municipal (somente capitais de estados) do poder executivo que sejam da administração direta, autárquica e fundacional, e empresas públicas ou sociedades de economia mista.

Gostou da nossa matéria de hoje? Fique atento, trazemos conteúdos novos especialmente para você.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por