Home ANAFISCO 5 profissões do futuro e as skills necessárias para o sucesso nelas

5 profissões do futuro e as skills necessárias para o sucesso nelas

por ANAFISCO

A tecnologia avança e novas profissões são criadas por demandas de mercado e outras deixam de ser mais procuradas. A inserção de tecnologias como o ChatGPT nos últimos meses gerou descontentamento de parte do mercado que acredita que terão suas funções substituídas por inteligências artificiais. Mas assim como aconteceu na revolução industrial, a tecnologia não chega para substituir o trabalhador, mas sim para agilizar processos e facilitar rotinas.

Ao contrário do que se imagina, as tecnologias surgem para otimizar tempo e recursos, e é normal o surgimento de novas funções que sejam focadas em coordenar processos utilizando IA e até novos cargos com responsáveis por coordenar essas novas ferramentas que surgirão. É preciso ter na cabeça que a tecnologia veio para ficar, e cabe ao mercado de trabalho se adaptar e não ter dificuldades ao incluir novas tecnologias em seus processos.

Solicitamos ao ChatGPT uma estimativa de quais profissões marcarão o mercado no futuro. “Embora seja difícil prever com precisão quais serão as principais profissões do futuro, devido ao constante avanço tecnológico e mudanças no mercado de trabalho, algumas áreas têm grande potencial de crescimento”, explica o ChatGPT.

Sugerido pelo ChatGPT, conheça 5 profissões do futuro e suas skills:

Inteligência Artificial e Machine Learning

Em sua primeira estimativa, a IA apresentou que funcionários serão responsáveis por entender e coordenar as ferramentas de auxílio em processos, confirmando que as IAs não chegam para substituir, mas sim para agregar.

O rápido desenvolvimento da inteligência artificial e do Machine Learning aumentará a demanda por profissionais especializados nesses campos no futuro. Os especialistas nessa área serão responsáveis por desenvolver e implementar soluções baseadas em IA, incluindo algoritmos, sistemas de aprendizado de máquina e automação.

Análise e Ciência de Dados

Outra grande aposta da inteligência é na coordenação e análise de dados para empresa, função já muito importante na atualidade. Com a crescente quantidade de dados gerados diariamente, a ciência de dados e a análise de dados estão se tornando cada vez mais importantes.

Profissionais nessa área são responsáveis por coletar, organizar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para obter insights valiosos que podem ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas.

Desenvolvimento de Software e Programação

Com a expansão contínua da tecnologia, a demanda por desenvolvedores de software e programadores continua alta. Esses profissionais são responsáveis por projetar, desenvolver e manter aplicativos, sistemas e plataformas digitais em diversas áreas, desde desenvolvimento de jogos até desenvolvimento de aplicativos móveis e web.

Já muito valorizada nos dias atuais, a procura por desenvolvedores deve continuar a crescer no futuro, visto que cada vez mais, novas empresas incluíram tecnologias em seus processos, e um profissional dessa área é mais do que necessário.

Engenharia de Dados e Arquitetura de Sistemas

Diferente do tópico 3 levantado pela IA, a engenharia de dados trabalha em outro lado da moeda, na criação e desenvolvimento das tecnologias utilizadas por trás dos sistemas. Com o aumento do volume de dados e a necessidade de armazenamento e processamento eficiente, a engenharia de dados e a arquitetura de sistemas desempenham um papel crucial.

Esses profissionais projetam e implementam infraestruturas de dados escaláveis, seguras e eficientes, garantindo o gerenciamento adequado de grandes quantidades de dados.

Saúde e Medicina Digital

Incluindo tecnologia em processos já usuais, o ChatGPT entende que a tecnologia ainda passará por avanços e que novas ferramentas automatizadas serão incluídas na área. Não só para quem opera com IAs, mas também no desenvolvimento de novos processos para aumentar a assertividade.

Profissionais de saúde com conhecimento em tecnologia desempenharão um papel fundamental na integração de soluções digitais na prática médica, como teleconsultas, análise de dados de saúde e desenvolvimento de aplicativos de saúde.

“Lembre-se de que essas são apenas algumas das possíveis profissões do futuro, e a evolução do mercado de trabalho pode trazer novas oportunidades e demandas. É importante também desenvolver habilidades como adaptabilidade, aprendizado contínuo e pensamento criativo para se preparar para as mudanças no mercado de trabalho”, finaliza a Inteligência artificial.

Fonte: https://startupi.com.br/top-5-profissoes-futuro/

Você também pode se interessar por