Home ANAFISCO Uberlândia é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 em Minas

Uberlândia é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 em Minas

por ANAFISCO

Uberlândia foi reconhecida, na noite da última sexta-feira (11), durante o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, como uma das melhores cidades mineira nas categorias Geral, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Saúde e Bem-Estar. Na premiação Geral, Uberlândia foi apontada como tendo a segunda mais excelente gestão municipal de Minas Gerais, atrás apenas da capital Belo Horizonte. No quesito Infraestrutura e Mobilidade, conquistou também a segunda colocação estadual e, já no pilar Saúde e Bem Estar, a terceira posição. Organizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, a segunda edição do evento aconteceu no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Representando o prefeito Odelmo Leão e a Prefeitura de Uberlândia, estiveram presentes os secretários municipais de Governo e Comunicação, Marco Túlio de Castro Cáliman, e de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

“A gestão do prefeito Odelmo Leão se pauta pelo comprometimento com, cada vez mais, ampliar a excelência dos serviços oferecidos aos cidadãos. Portanto, é uma satisfação muito grande ter a cidade reconhecida mais uma vez. Continuaremos trabalhando para que esses índices possam melhorar ainda mais e para que a nossa população siga tendo o cuidado e zelo que merece”, ressaltou o secretário Marco Túlio.

Ao todo, seis pilares da gestão pública, dos 853 municípios mineiros, foram avaliados, com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo da premiação foi promover o reconhecimento das cidades que contribuem com o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Na avaliação de cada categoria, os municípios foram divididos em três grupos conforme o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por categoria, houve, ainda, a premiação especial para o município vencedor geral em cada grupo populacional.

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Mesmo com o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 ainda na etapa estadual, os dados do Instituto Aquila utilizados (Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA) para subsidiar a premiação mostram que Uberlândia é referência nacional em alguns pilares. Entre os municípios do interior do Brasil com população estimada entre 550 mil e 850 mil habitantes, por exemplo, no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o município obteve a melhor nota com a pontuação de 92,03. As avaliações recebidas foram as melhores, entre o grupo populacional citado, nos quesitos: abastecimento de água (nota máxima), serviços coletivos urbanos e condições habitacionais. Já entre todos os municípios mineiros, a cidade manteve, com as notas obtidas, a primeira colocação nos critérios de abastecimento de água e serviços coletivos urbanos.

Saúde e Bem-Estar

Uberlândia também foi destaque, com a pontuação mais alta, de 57,25 pontos, no pilar de Saúde e Bem-Estar. O índice foi obtido na avaliação feita entre as cidades do interior do país com população entre 550 mil e 850 mil habitantes. Dos critérios analisados pela pesquisa, a gestão municipal foi referência no percentual da população com vacinação completa contra covid, com taxa de 91,71% de imunização no momento do levantamento dos dados. Na comparação estadual, o município se sobressaiu aos demais concorrentes nos critérios de percentual da população com vacinação completa contra covid, expectativa de vida ao nascer, percentual de aplicação saúde, proporção de internações sensíveis à atenção básica (Isab) e menor taxa de mortalidade infantil (número por mil nascidos vivos).

Fonte: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2022/11/12/uberlandia-e-destaque-no-premio-band-cidades-excelentes-2022-em-minas/

Você também pode se interessar por