Home ANAFISCO Somente 1% das cidades brasileiras está pronta para receber o 5G?

Somente 1% das cidades brasileiras está pronta para receber o 5G?

por ANAFISCO

Apesar da primeira fase da implementação do 5G começar em 31 de julho de 2022, apenas 1% dos municípios podem receber a tecnologia. O principal motivo é a falta de legislação e infraestrutura.

Entenda:

Por que somente 1% das cidades brasileiras está pronta para receber o 5G?

Segundo a pesquisa do Movimento Antene-se, criado em 2021 para incentivar a implementação da internet de quinta geração, apenas 59 das 5.570 cidades brasileiras estão aptas a receber o 5G. Dessas, 12 são capitais.

De acordo com a Lei Geral das Antenas, todas as 27 capitais do país devem estar preparadas para implementar a tecnologia até 31 de julho de 2022. Os demais municípios têm até 2029 para se adequar, dependendo do número de habitantes.

O motivo desse atraso é que as leis municipais de antenas precisam ser atualizadas para permitir a ampliação do uso do solo para infraestrutura para telecomunicações. Segundo a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), a tecnologia 5G precisa de até dez vezes mais antenas do que a 4G para ter uma boa conectividade.

Por isso, a infraestrutura atual não é o bastante para todas as fases da implementação do 5G. Mesmo assim, estima-se que será possível iniciar a primeira fase do projeto dentro do prazo.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por

Deixar um Comentário