Home ANAFISCO Setor de serviços do Brasil cresce em abril, mas inicia 2º tri com ritmo abaixo do esperado

Setor de serviços do Brasil cresce em abril, mas inicia 2º tri com ritmo abaixo do esperado

por ANAFISCO

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – O volume de serviços no Brasil registrou crescimento pelo segundo mês seguido em abril, beneficiando-se da reabertura econômica, mas iniciou o segundo trimestre em ritmo abaixo do esperado.

O volume de serviços aumentou 0,2% em relação a março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. O resultado ficou aquém da expectativa em pesquisa da Reuters, de ganho de 0,4%.

O IBGE ainda revisou para baixo o dado de março, para aumento de 1,4%, de 1,7% informado anteriormente. A leitura de fevereiro ainda passou para queda de 0,1%, depois de o IBGE ter inicialmente informado alta de 0,4%.

Na comparação entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano passado, foi registrado ganho de 9,4%, ante expectativa de avanço de 10,4%.

Com esses resultados, o setor está 7,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, segundo o IBGE.

“Temos uma trajetória descendente para o setor de serviços em 12 meses. Abril marca uma redução, e o ritmo em maio vai mostrar como será essa trajetória”, afirmou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Depois de ser fortemente abalado pelas restrições para combate à Covid-19, o setor de serviços vem se recuperando diante da reabertura econômica.

No entanto, o cenário no país é de forte pressão inflacionária que corrói o poder de compra, o que tende a afetar principalmente os serviços prestados à família.

No mês de abril, apenas duas das cinco atividades pesquisadas tiveram ganhos. A de informação e comunicação teve avanço de 0,7%, com destaque para tecnologia da informação, que atingiu o ponto mais alto da série histórica.

“Durante o auge do isolamento por conta da pandemia, houve uma alta demanda desses serviços, e esse movimento perdura até os dias atuais”, explicou Lobo.

Já os serviços prestados às famílias cresceram 1,9% em abril, com a maior influência vindo dos serviços de alojamento e alimentação, dando continuidade ao processo de retomada dos serviços de caráter presencial, principalmente bares e restaurantes, segundo Lobo.

Por outro lado, resultados negativos foram registrados em transportes (-1,7%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%); e outros serviços (-1,6%).

No entanto, o transporte de passageiros cresceu 2,3% no mês e superou pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ficando 0,1% acima do nível de fevereiro de 2020.

“(Ratifica), assim, a maior mobilidade da população, refletida no aumento das receitas das empresas que operam os transportes de passageiros nos seus diversos modais: aéreo, rodoviário e metroferroviário”, disse Lobo.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, cresceu 2,5% em abril sobre março, mas ainda está 3,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

Fonte: https://br.investing.com/news/economic-indicators/setor-de-servicos-do-brasil-cresce-02-em-abril-abaixo-do-esperado-1009292

Você também pode se interessar por