Home ANAFISCO RG Digital: quando eu preciso trocar o meu documento atual?

RG Digital: quando eu preciso trocar o meu documento atual?

por ANAFISCO

O RG Digital está valendo em todo o Brasil. O objetivo é unificar o número de documento em todos os estados, através do CPF. Mas surge a dúvida, a partir do novo RG Digital, a carteira de identidade segue valendo? Abaixo, confira todos os detalhes e veja quando você deverá trocar o seu documento atual.

RG Digital: quando eu preciso trocar o meu documento atual?

De acordo com o governo federal, a carteira de identidade atual vai valer por até 10 anos para quem tem até 60 anos. Enquanto isso, os cidadãos com mais de 60 anos, podem seguir usando o documento atual por tempo indeterminado.

Em suma, há um prazo para que os institutos de identificação se enquadrem nas mudanças. Ou seja, o mesmo vai até março de 2023. O novo RG Digital terá uma numeração única em todo o Brasil, e a confirmação do documento poderá ser feita através de um QR Code.

Antes da mudança, se a pessoa emitisse um novo documento em outro estado, ganharia um novo número. Entretanto, com o modelo digital, a grande diferença é a unificação. Ou seja, você terá um único número em todo o território nacional.

Além disso, com os avanços criados com o RG Digital, o registro será aceito como documento de viagem por entrar dentro dos padrões internacionais. Porém, ele vai valer somente para os países que integram o Mercosul. A emissão do documento será gratuita.

Ademais, o novo RG Digital deve facilitar o acesso aos serviços públicos, a exemplo da prova de vida do INSS. Ele também deve reforçar a segurança contra a falsificação da carteira de identidade. A troca do documento será feito quando o documento atual estiver vencido ou na primeira via.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

Você também pode se interessar por