Home ANAFISCO Região Metropolitana de Campinas tem dez cidades entre os top 100 das cidades sustentáveis do Brasil

Região Metropolitana de Campinas tem dez cidades entre os top 100 das cidades sustentáveis do Brasil

por ANAFISCO

Uma das regiões metropolitanas mais desenvolvidas do Brasil aparece num retrato positivo no mais completo ranking de indicadores de sustentabilidade do País. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), acaba de ser publicado.

Ele é um termômetro que mede a evolução desses municípios em indicadores importantes de progresso e qualidade de vida. Serve, ainda, para ajudar os gestores a observar as carências municipais e desenvolver políticas públicas para melhorar a vida do cidadão.

O trabalho está ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com seus desafios globais no horizonte para serem discutidos e aperfeiçoados até 2030.

Hora Campinas fez recorte regional do estudo e, pela ordem, aparecem bem posicionados no ranking dos top 100 as seguintes cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC): Valinhos (3ª), Vinhedo (6ª), Pedreira (12ª), Jaguariúna (20ª), Itatiba (23ª), Indaiatuba (28ª), Morungaba (33ª), Americana (44ª), Paulínia (57ª) e Campinas (64ª).

A primeira da RMC melhor avaliada é Valinhos, na terceira posição geral do Brasil. A pior da RMC é Cosmópolis, na incômoda 1831ª posição. Os gestores do estudo ressaltam que essa classificação não reflete o momento atual do município, mas sim resultado de um acúmulo de gestões e de adoção (ou não) de políticas públicas ao longo das últimas décadas.

O melhor município rankeado no País é São Caetano do Sul.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DAS 20 CIDADES DA RMC

3ª Valinhos

6ª Vinhedo

12ª Pedreira

20ª Jaguariúna

23ª Itatiba

28ª Indaiatuba

33ª Morungaba

44ª Americana

57ª Paulínia

64ª Campinas

136ª Nova Odessa

182ª Holambra

253ª Engenheiro Coelho

262ª Monte Mor

302ª Hortolândia

405ª Santa Bárbara d’Oeste

554ª Santo Antônio de Posse

1334ª Artur Nogueira

1446ª Sumaré

1831ª Cosmópolis

Entenda o ranking

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.

Com o propósito de promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental, a Agenda 2030 trata de questões que requerem a participação ativa de todos – governos, sociedade civil e setor privado. No entanto, o aspecto abrangente e integrado dos 17 objetivos e 169 metas, necessário para estabelecer um conjunto de ações para países com realidades muito distintas, trouxe um desafio a mais para as cidades de modo geral, no Brasil e no mundo.

Oferecer as ferramentas necessárias para os municípios brasileiros superarem esse desafio é uma das grandes ambições do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil.

O IDSC-BR pretende gerar um movimento de transformação na gestão pública municipal.

A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Há um índice para cada objetivo e outro para o conjunto dos 17 ODS, de modo que seja possível avaliar os progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030, de modo geral, e para cada objetivo que ela estabelece, em particular.

O que o estudo considerou

As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS. A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

♦ Erradicar a pobreza

♦ Erradicar a fome

♦ Saúde de qualidade

♦ Educação de qualidade

♦ Igualdade de gênero

♦ Água potável e saneamento

♦ Energias renováveis e acessíveis

♦ Trabalho digno e crescimento econômico

♦ Indústria, inovação e infraestruturas

♦ Reduzir as desigualdades

♦ Cidades e comunidades sustentáveis

♦ Produção e consumo sustentáveis

♦ Ação climática

♦ Proteger a vida marinha

♦ Proteger a vida terrestre

♦ Paz, justiça e instituições eficazes

♦  Parcerias para a implementação dos objetivos

Confira a classificação geral neste link https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/rankings

O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS)

O Instituto Cidades Sustentáveis atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil. Com duas principais iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Rede Nossa São Paulo (RNSP), busca melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.

Por meio do PCS, o instituto atua de forma propositiva para a implementação de políticas públicas estruturantes nas cidades brasileiras.

O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana que inclui metodologias, ferramentas e conteúdos de auxílio à gestão pública municipal, incluindo um conjunto de 260 indicadores alinhados aos objetivos e metas da Agenda 2030. Esse material está disponível na Plataforma Cidades Sustentáveis. Confira o site em https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/

Fonte: https://horacampinas.com.br/rmc-tem-dez-cidades-entre-os-top-100-das-cidades-sustentaveis-do-brasil-confira/

Você também pode se interessar por