Home ANAFISCO Qualidade de vida: as 5 cidades do Brasil em que se vive mais e melhor!

Qualidade de vida: as 5 cidades do Brasil em que se vive mais e melhor!

por ANAFISCO

O índice de expectativa de vida é uma medida que busca indicar quantos anos, em média, alguém pode esperar viver em um determinado país, região ou cidade. Esse cálculo é feito com base em diversos fatores, como saúde, educação, alimentação, segurança e saneamento.

A média é um dos principais indicadores utilizados no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), parte da Organização das Nações Unidas (ONU), para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma região. Atualmente, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do Brasil é de 77 anos, sendo que as mulheres vivem em média 80,5 anos, enquanto os homens cerca de 73,6.

Mas, você já se perguntou quais cidades do Brasil têm as maiores expectativas de vida? Logo abaixo, confira quais são os cinco melhores municípios do país com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

5 cidades brasileiras em que se vive mais tempo

Florianópolis, Santa Catarina (77,35 anos)

A média de vida da capital do estado de Santa Catarina é de 77,35 anos, conforme indica o IDHM. Além de viverem mais tempo, os moradores ainda podem desfrutar de belas praias, ilhas e muita beleza natural.

São Caetano do Sul, São Paulo (78,2 anos)

A cidade localizada no ABC Paulista possuía o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o país, de acordo com o PNUD de 2010, além do 48º maior PIB do Brasil.

A expectativa de vida do município também não deixa a desejar, já que seus habitantes podem esperar viver, em média, 78,2 anos. Isso faz de São Caetano do Sul um ótimo lugar para se morar, de acordo com os números.

Águas de São Pedro, São Paulo (78,37 anos)

Chegando no top 3 está o município do interior paulista, que possui e terceira maior expectativa de vida do Brasil. Se essa longevidade vem das águas hidromineirais de valor medicinal do município, ainda não se sabe.

Os moradores de Águas de São Pedro podem esperar viver em média 78,37 anos, o que coloca a cidade no terceiro lugar do pódio brasileiro, ficando atrás apenas de outras duas.

Joaçaba, Santa Catarina (78,44 anos)

Joaçaba é uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, que vive principalmente da indústria de equipamentos e máquinas agrícolas, além de ter uma forte presença turística em virtude da paisagem, museus, ecoturismo e riqueza cultural.

De acordo com o IDHM, os moradores do local vivem até os 78,44 anos de idade (em média), o que faz com que a cidade leve a medalha de prata na nossa lista, perdendo apenas para outra do mesmo estado.

Balneário Camboriú, Santa Catarina (78,62 anos)

Por fim, no primeiro lugar do pódio, a cidade no litoral norte de Santa Catarina e um dos principais destinos turísticos de todo o país tem uma média de longevidade de 78,62 anos, o que faz com que seja uma ótima opção para morar.

Fonte: https://capitalist.com.br/qualidade-de-vida-as-5-cidades-do-brasil-em-que-se-vive-mais-e-melhor/

Você também pode se interessar por