Home ANAFISCO Novembro Azul

Novembro Azul

por ANAFISCO

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse mês também reforça a importância de os homens cuidarem da saúde como um todo.

O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de cerca de 63 casos novos a cada 100 mil homens, constituindo o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do país. Apesar dos avanços terapêuticos, perto de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas para o diagnóstico precoce da doença e maior conscientização da população masculina.

Ser saudável não é somente ter ausência de qualquer tipo de doença, mas, também, estar em um estado de completo bem-estar físico e mental. Por isso, havendo qualquer sinal diferente emitido pelo corpo, procure um especialista. Somente o médico é capaz de detectar as possíveis causas do que está acontecendo. O estresse, o excesso de trabalho e as obrigações do dia a dia são gatilhos para inúmeras doenças. Sendo assim, esses itens não devem servir como desculpa para não procurar ajuda especializada. O homem tem a tendência de achar que é imbatível, que não precisa de cuidados, mas é esse pensamento distorcido que o leva a descobrir uma doença séria já em estado avançado. Pensando nisso, as palavras-chaves da sua vida, e da sua saúde, devem ser: prevenção, diagnóstico precoce e educação.
Não existe modo melhor no enfrentamento de uma doença do que diagnosticá-la no início, quando as opções e a efetividade dos tratamentos aumentam.

Para mais informações:
– http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5211-novembro-azul-um-sinal-de-alerta-para-a-saude-dos-homens
– https://portaldaurologia.org.br/publico/novembroazul/
– https://portaldaurologia.org.br/publico/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/
– https://saude.abril.com.br/tudo-sobre/novembro-azul/

Você também pode se interessar por