Home ANAFISCO Novas tecnologias na gestão pública das pequenas cidades do Rio Grande do Norte

Novas tecnologias na gestão pública das pequenas cidades do Rio Grande do Norte

por ANAFISCO

As novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, tornam, sem dúvida, a vida das pessoas mais fácil, bem como a gestão dos serviços públicos.

Muitos são os benefícios oferecidos pelas novas tecnologias, sendo alguns deles a otimização na realização de certas operações e aumento da eficiência e produtividade.

Neste conteúdo, apresentamos o contexto de acesso a novas tecnologias na gestão pública das pequenas cidades do Rio Grande do Norte (RN). Vamos conferir?

A realidade de muitas cidades pequenas no RN

Discutir a questão das novas tecnologias na gestão pública de pequenas cidades do RN é um desafio. Isso porque, diferentemente das grandes e médias cidades, as pequenas apresentam um baixo nível no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico.

Não raro, as tecnologias utilizadas no contexto da gestão pública municipal são produzidas por empresas localizadas em cidades mais desenvolvidas.

Quais tecnologias são utilizadas nas pequenas cidades do RN?

As pequenas cidades do RN não são produtoras de tecnologias, mas sim consumidoras. São, assim, áreas de consumo tecnológico.

As tecnologias mais utilizadas ou consumidas no âmbito das cidades pequenas do RN são:

– Televisão

As pessoas que residem nas pequenas cidades do RN usam a televisão para se entreter, como assistir novelas e filmes, além de programas de humor.

Também usam a televisão para se informar a respeito dos principais fatos noticiosos da região, do estado e do Brasil.

No caso específico da gestão pública, os gestores utilizam a televisão para divulgar informações a respeito de serviços públicos e processos que estejam ocorrendo, como o prazo de matrícula de alunos vinculados à rede municipal de educação.

Também fazem uso dessa tecnologia para promover campanhas de conscientização sobre assuntos diversos, como saúde mental, por exemplo.

– Computador

Além da televisão, outra tecnologia que se destaca no cenário das pequenas cidades do RN é o computador (desktop e notebook). É utilizado tanto para se atualizar com relação às notícias do dia a dia, como também para estudar e conversar com amigos e familiares.

Normalmente, as pequenas cidades do RN contam com site, o qual pode ser acessado por meio do uso de um computador pessoal. Acessando o site, o cidadão pode solicitar a realização de serviços públicos.

As prefeituras utilizam o seu site para divulgar o máximo de informação possível sobre serviços públicos oferecidos, como atenção básica à saúde e educação, por exemplo.

Nesse sentido, vale destacar o que apontaram os pesquisadores da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) Rita de Cássia, Anieres Barbosa e Valdenildo Pedro:

“Algumas administrações municipais passaram a ter páginas na Internet, com o objetivo de divulgar e de expandir suas ações administrativas, dispondo à população, em tempo real e a qualquer hora do dia cadastros, e/ou bancos de dados e informações sobre a saúde, educação, patrimônio municipal, bem como dados contábeis e de controle da execução orçamentária, por exemplo. Além disso, alguns municípios contam com cadastro de alvarás, de ISS, de IPTU, de controle de funcionários, de folha de pagamento e mapeamento disponibilizado em formas digitais”.

– Telefone celular

Outra tecnologia muito utilizada na gestão pública de cidades pequenas no RN é o aparelho celular. Essa ferramenta é usada não apenas para se comunicar internamente, mas também com cidadãos que tenham solicitado algum serviço público.

Essas tecnologias são as mais usadas nas cidades pequenas do RN. No entanto, é importante destacar que sua utilização ocorre de forma desigual, em face da situação econômica de cada lugar.

As novas tecnologias e a cultura das pequenas cidades do RN

É fato que as novas tecnologias, a exemplo das citadas, podem melhorar significativamente a vida das pessoas, levando a elas informações de qualidade sobre serviços e fatos que as interessam.

No entanto, as novas tecnologias acabam colidindo com a cultura das pequenas cidades do RN. A maioria das cidades do interior do Rio Grande do Norte oferece poucas alternativas de lazer para suas populações. Muitos cidadãos, vale dizer, têm o costume de pegar seu banco e ficar em frente às suas casas conversando, no lugar de ficar em frente à televisão.

Dicas de novas tecnologias para melhorar a gestão pública de cidades de RN

Ainda que as tecnologias mais utilizadas nas pequenas cidades do RN sejam a televisão, celular e computador, a gestão pública municipal pode inovar e aderir a outras. A seguir, apresentamos algumas dicas de tecnologias que podem ser adotadas:

– WhatsApp

Hoje, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo. No planeta todo, mais de 2 bilhões de pessoas fazem uso dessa tecnologia para se comunicar e comprar produtos e consumir serviços.

O sucesso do WhatsApp é tão grande que a empresa lançou uma versão corporativa, que pode ser aderida pelas organizações privadas e públicas.

Na gestão pública municipal, o WhatsApp pode ser usado para se comunicar com os cidadãos e resolver suas principais dúvidas, bem como para realizar pesquisas de satisfação em relação ao uso de serviços públicos.

– Computação em nuvem ou cloud computing

Outra tecnologia que pode ser bastante útil à gestão pública de uma cidade pequena é a computação em nuvem.

A computação em nuvem otimiza o processo de gestão pública, principalmente o arquivamento de programas e documentos. Com isso, a gestão pode reduzir custos com o consumo de papel e se tornar mais eficiente.

– Redes sociais online ou digitais

Por fim, podemos destacar as redes sociais online como mais uma nova tecnologia que pode ajudar a aprimorar a gestão pública de uma cidade pequena.

Assim como no caso do WhatsApp, as redes sociais são altamente utilizadas pelas pessoas. A título de informação, só o Facebook conta com 1 bilhão de contas. Assim, é um meio eficaz de estabelecer uma boa conexão com os públicos que interessam à gestão pública de um município.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A partir dele, buscamos fazer com que entenda como é importante adotar novas tecnologias para aprimorar a gestão pública das pequenas cidades.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por