Home ANAFISCO New Public Management: A importância da inovação tecnológica na administração pública

New Public Management: A importância da inovação tecnológica na administração pública

por ANAFISCO

Conforme o passar dos anos, as pessoas criam novas formas de se relacionar. Assim sendo, é essencial que as instituições, tanto públicas quanto privadas, se modifiquem para atender as novas exigências e necessidades das gerações que surgem.

No entanto, o cenário mais comum de se ver são as empresas privadas tendo grandes mudanças em seus comportamentos, formas de atender ao público e inclusive com relação a gestão dos negócios; enquanto o setor público se mantém apegado aos antigos métodos de funcionamento, os quais já não dão conta de atender a nova geração.

Por essa razão surgiu um movimento dentro da Administração, mais especificamente da Administração Pública, a New Public Management. Essa filosofia tem como principal objetivo trazer mecanismo e ferramentas que tem dado certo dentro do setor privado para o setor público.

Só para exemplificar, basta imaginar o uso de alguma rede social para postar conteúdos sobre o trabalho desenvolvido dentro daquela organização pública.

Além das redes sociais, há muitos gestores públicos que procuram fazer o uso das técnicas de gestão eficiente, programas de análise de dados, formas de criar maior engajamento. Enfim são diversas as formas de se manter bem-visto junto as pessoas que utilizam os serviços do setor público.

Saiba mais sobre os benefícios de implantar o New Public Management

O primeiro benefício a ser observado é sem dúvidas a satisfação dos clientes. Afinal, os serviços podem ser melhor otimizados com o uso de algumas das técnicas praticadas pelo setor privado, como por exemplo o uso de tecnologias para agilizar os atendimentos, diminuir filas e reduzir as burocracias. Sem contar a melhora significativa na interação entre as pessoas com os servidores públicos.

Outro benefício que pode ser citado é com relação ao aumento dos resultados positivos. Isto porque ao considerar a utilização de técnicas inovadoras para o setor público, os dados até então coletados sobre determinados serviços podem ser melhor analisados e, consequentemente, garantir uma solução mais rápida aos obstáculos que possam surgir.

Um bom exemplo disso é considerar o conceito de gestão inteligente utilizado na grande maioria das empresas privadas. Nesse tipo de gestão os profissionais irão pensar de forma estratégica em como resolver de maneira rápida e eficiente quaisquer problemas.

E a partir do momento em que os setores públicos começam a trabalhar de um jeito eficiente, com o tempo otimizado e de forma mais empenhada, a consequência natural é haver uma economia com custos e gastos, além de diminuir as burocracias.

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por