Home ANAFISCO Lançamento de Grupo de Contabilidade terá 4 palestras e a presença do CRCSP

Lançamento de Grupo de Contabilidade terá 4 palestras e a presença do CRCSP

por ANAFISCO

ASSEFIN-SP – Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP lançará mais um grupo amanhã (1/12 9h), será o de contabilidade pública. O presidente do CRCSP – Conselho Regional de Contabilidade em SP, José Aparecido Maion, confirmou sua presença.

        O dia será muito especial, pelo terceiro ano consecutivo a professora Diana Lima da UNB abordará sobre Os cuidados contábeis com a troca de exercícios, ela falará em dupla com Débora Tristão, da Audesp-TCE-SP, que lembrará as modificação do PCASP – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público para 2023. As duas professoras – que estão com a ASSEFIN desde a formação inicial do grupo de contabilidade, fazem a 3 anos consecutivos essas abordagens. 

        Em seguida, Ricardo Rocha de Azevedo, que é professor na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia levantará um problema antigo na contabilidade pública, que órgãos oficiais vêm tentando mudar: Excesso de prestações de contas no setor público. Ricardo é um parceiro da ASSEFIN, esteve palestrando ou ajudando a organizar o SGESP, seminário de gestão pública promovido pela entidade, desde sua primeira versão.

        Encerra o programa o professor-autor Paulo Feijó, um dos mais conhecidos palestrantes do setor, o tema dele será Entendendo os tipos de créditos orçamentários. Curiosamente o SGESP – Seminário de Gestão Pública, que está indo para sua 12.a versão, teve na sua primeira versão, em 16 de maio de 2012, como palestra principal, a participação de Feijó.

A presença e parceria com o CRCSP

        A participação de Maion, presidente do CRCSP, comemorará a parceria mais longeva da ASSEFIN-SP, que acaba de ser renovada, os presidentes das duas entidades firmaram um documento prorrogando-a até o segundo semestre de 2024.

        Vale dizer que, quando foi criado o Fórum SEFIN-SP, que antecedeu a ASSEFIN, em 16 de maio de 2013, o CRC de SP já tinha apoiado, através das entidades de contadores de Ribeirão Preto, o I SRCASP – Seminário Regional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, realizado em 14 de março de 2012 com palestra de Paulo Feijó como mencionamos, portanto 10 anos de colaboração mútua.

José Aparecido Maion – Presidente CRCSP

        Na oportunidade Maion disse: “a nossa intenção é a de sempre prestar cooperação de valorização na realização das atividades ligadas à contabilidade, ação que a ASSEFIN também exerce, o que justifica e valoriza esse duradouro convênio”, afirmou o presidente do CRCSP.

Adriano Luiz Leocadio – Presidente ASSEFIN

        O fato também foi comemorado pela diretoria da ASSEFIN, o presidente da entidade dos Secretários de Finanças paulista, Adriano Luiz Leocadio (Santos), disse que “a ASSEFIN é uma entidade que reconhece o esforço dos dirigentes e servidores municipais fazendários, principalmente os ligados à contabilidade, tanto que, em todos seus seminários dedica um quarto do tempo para este serviço”, explica Adriano.

        A renovação do Termo de Cooperação Institucional, nome oficial da parceria, coincide com a criação do GA-CASP – Grupo ASSEFIN de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que terá o seu primeiro evento inaugural dia 1.o de dezembro, com as palestras virtuais de Diana Lima, Débora Geórgia Tristão, Ricardo Rocha de Azevedo e Paulo Feijó, oportunidade que serão sorteados 5 livros do professor (abaixo).

Serão sorteados 5 pares de livros para as cidades presentes

        A participação no Grupo de Contabilidade depende da cidade filiar-se à ASSEFIN e que os servidores sejam indicados pelo (a) secretário (a) local. A entidade lançará uma campanha durante o evento, para associar-se os municípios não precisarão contribuir este ano.

Veja como foi o lançamento do Grupo Tributário da ASSEFIN em 29/11/22 inscreva-se –> aqui

Bônus: Cartilha sobre arrecadação e gestão municipal do TCU –> aqui

Serviço:

Café da Manhã Especial – Inauguração do GA-CASP da ASSEFIN
Dia 1.o de dezembro – 9 horas
Link para assistir: cadastre-se aqui

Palestras:

Diana Lima – Os cuidados contábeis com a troca de exercícios
Professora UNB – Membro CTCONF e da CNM

Débora TristãoPC-CASP-2023
Tutora – FECAP – Mestranda em Gestão Publica – FGV- Equipe AUDESP-TCE-SP

Ricardo Rocha de Azevedo: Excesso de prestações de contas no setor público
Professor na FACIC Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Paulo Feijó: Entendendo os Tipos de Créditos Orçamentários
Contador (UNB), Escritor, Professor de CASP e Finanças Pública

Você também pode se interessar por