Home ANAFISCO Laguna smart city: Primeira cidade inteligente inclusiva do mundo

Laguna smart city: Primeira cidade inteligente inclusiva do mundo

por ANAFISCO

A tecnologia trouxe uma infinidade de possibilidades e, cada vez mais, situações que antes pareciam inviáveis e utópicas passam a ser possíveis, desde que bem trabalhadas por quem inicia e gere o projeto em questão. É o caso, por exemplo, das cidades inteligentes.

Que tal falarmos sobre a Laguna Smart City? É a primeira cidade inteligente e inclusiva do mundo. Localizada no Ceará, fica a apenas 55 km distante da capital Fortaleza, no município de São Gonçalo do Amarante. Fique por dentro de tudo que envolve este projeto e entenda por que é uma ótima opção para quem sonha em ter uma qualidade de vida maior.

Laguna Smart City

O objetivo central de uma cidade inteligente é trazer uma nova perspectiva de vida aos moradores, certo? E Laguna Smart City traz isso. A infraestrutura é de alto padrão e, para além de um simples loteamento entre algumas praias, como Cumbuco, Lagoinha, Paracuru, Taíba e Flecheiras, traz o conceito de inovação social e digital.

São diversas soluções, nos ramos de tecnologia, meio ambiente, infraestrutura e pessoas, para garantir uma vida inteligente. Com o aplicativo chamado Planet App, o morador se integra a estas possibilidades e ganha em conforto e felicidade para a rotina e o dia-a-dia.

Vale destacar que, além dos lotes residenciais, Laguna Smart City também entrega pontos comerciais e empresariais. É uma cidade mesmo. Os lotes residenciais partem de espaços de 150m², enquanto os comerciais saem de 200m². Se preferir, o interessado também pode aderir a financiamentos de bancos para garantir casas prontas na cidade inteligente.

A área comercial, inclusive, já está em pleno funcionamento, com mercados, salões de beleza e restaurantes. Quem gosta de açaí, uma das principais delícias culinárias do Brasil, também é agraciado com um local de venda.

A região em que se localiza, em São Gonçalo do Amarante, é um centro de forte presença industrial e comercial, o que faz com que o local se desenvolva. Próxima ao Complexo Portuário do Pecém, a região é uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), movimentando bilhões de reais.

Entre as possibilidades de entretenimento e lazer de quem se estabelece na Laguna Smart City está a Academia ao Ar Livre, estabelecida no Bairro dos Músicos. As atividades físicas são essenciais para uma vida saudável e completa. Portanto, não dá para uma cidade que se diz inovadora e provedora de bem-estar não contar com esta opção. Isso sem falar que o fato de ser ao ar livre traz uma experiência mais limpa e agradável.

Isso sem falar que Laguna espera receber famílias e, por isso, produz programações e atrações especiais para crianças. No dia 12 de outubro, por exemplo, foram montadas estruturas com camas elásticas e outros brinquedos.

O fato é que, com todas estas informações, fica claro como é possível criar um ambiente público e sustentável, inteligente para trazer soluções tecnológicas que respeitem parâmetros de cuidados com a sustentabilidade e com uma vida mais saudável para todos, com uma experiência de vida e moradia muito melhor.

Isso é fundamental porque pode trazer novas ideias, também, para a gestão de espaços públicos, desde os níveis municipais até federais. Precisamos dar os primeiros passos em direção a um futuro mais sustentável e tecnológico, que coloque os moradores e trabalhadores em primeiro lugar, com soluções na área de meio ambiente, trabalho, lazer e muito mais.

Laguna Smart City, certamente, é um precursor neste sentido, trazendo inovações que podem ser adotadas em vários projetos públicos. É o futuro batendo na porta e, com tecnologia e projeto bem cuidado, é possível transformá-lo em presente mais agradável.

Para finalizar, convidamos os leitores a responderem nosso questionário e enquete. Assim, podemos conhecê-los melhor para termos uma capacidade maior de entendimento sobre quem nos acompanha e os conteúdos que se tornarão relevantes para o público.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por