Home ANAFISCO Internet das coisas: quando vai chegar em nossas casas e cidades?

Internet das coisas: quando vai chegar em nossas casas e cidades?

por ANAFISCO

O termo Internet of Things ou Internet das Coisas vêm sendo amplamente utilizado quando se trata de tecnologia. Esse conceito diz respeito à integração de softwares, equipamentos e eficiência de dados para gerar atividades automatizadas. Por exemplo, sensores que controlam o consumo de energia, ligando e desligando quando necessário, com o intuito de maximizar a eficiência do gasto energético, enquanto reduz custos.

Um Brasil conectado

No ano passado, mais de 73.000 empresas brasileiras recorreram a algum aparelho inteligente para facilitar processos gerenciais, aponta a Pesquisa TIC Internet das Coisas (IoT). É importante que a união das universidades, governos e entidades privadas seja um elo fortalecido, garantindo geração de informação, conhecimento e tecnologia.

Rumo à transformação digital

Essa revolução tecnológica está acontecendo ao redor do mundo e os países que não aderirem às tendências podem se tornar menos competitivos. Nenhuma nação quer desperdiçar as oportunidades de se desenvolver economicamente, iniciando um movimento. No Brasil, o Decreto n° 9.854, de 25 de junho de 2019, instaurou o Plano Nacional de Internet das Coisas, baseado no esforço de estimular o fomento à IoT internamente.

Começando a evoluir

No dia 4 de agosto deste ano, as operadoras Tim, Vivo e Claro começaram a ofertar as primeiras redes de 5G na cidade de São Paulo. A cobertura segue em expansão para outras regiões, a fim de fortalecer a qualidade da conexão. Dado que em um sistema integrado de troca de informações a conectividade é extremamente importante, quanto mais estável for a internet, melhor.

O que esperar para o futuro?

Desde a formulação de diretrizes legais para incentivar o mercado de Inernet das Coisas, o país cresceu consideravelmente. A chegada da 5° geração de internet só acelerou essas transformações. O Relatório ISG Provider Lens (2022) mostra que há uma evolução considerável nas áreas de agronegócio, softwares e telefonia, com destaque para a Embratel, Telefonia Tech, Siemens e IBM, líderes no uso de tecnologias avançadas e Inteligência Artificial.

Você também pode se interessar por