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Inovação no setor público: dicas + ferramentas essenciais

por ANAFISCO

Falar em inovação no setor público é inovar no discurso, mas não na prática. Bem, não mais! Desde que o conceito de Nova Administração Pública começou a tomar forma, nos anos 90, o setor começou a ter um novo olhar sobre sua administração. E no que isso resultou? Continue a leitura e entenda!

Inovação no setor público: o começo de tudo

A década de 90 foi de grande evolução em vários campos. Ora, se as pessoas estavam mudando e queriam qualidade em produtos e serviços, isso também se estendia ao atendimento e a outro setor: o público. Nesse setor não há consumidores, mas há o usuário-cidadão, que usufrui dos serviços públicos e é atendido por profissionais de áreas diversas na Administração Pública.

A inovação no setor público não aconteceu somente na qualidade do atendimento. Na verdade, o setor adota ferramentas, metodologias e práticas administrativas dos novos modelos de gestão da iniciativa privada em vários contextos, setores e processos. Exemplos disso são: gestão de pessoas, compliance, business intelligence, dentre outros.

Design Thinking

De forma resumida, Design Thinkinkg é um conjunto de ideias que ajudam a solucionar problemas complexos. No setor público, tem o objetivo de servir melhor as pessoas, pensar antes na experiência do usuário-cidadão e não no sistema e suas limitações, como era o modelo tradicional.

Metodologias ágeis

Metodologias ágeis são todos os métodos que auxiliam no gerenciamento de processos e atividades. Nas organizações públicas ajudam a otimizar o trabalho de setores ou equipes e fazê-los alcançar resultados como melhor experiência do usuário, além de ajudar a economizar recursos. Um exemplo de metodologia ágil é o Kanban, que usa cartões para indicar os fluxos de produção ou trabalho.

Governo Eletrônico

O sistema promove a prestação de serviços online ao cidadão, assim como a disseminação de informações diversas sobre atividades do setor por meio de portais governamentais. Esse sistema é importante em situações ordinárias, mas mostra todo seu potencial em situações extraordinárias, como a que vivemos desde março, de pandemia.

Marketing e comunicação digital no setor público

A comunicação digital melhora tanto processos internos – entre equipes e setores – quanto nos externos – com os usuários. Mídias sociais, sites e blogs são excelentes ferramentas para trabalhar o marketing e a comunicação digital do setor público. Entre os inúmeros benefícios, podemos citar: mais transparência por parte das organizações públicas; facilita que o setor analise dados coletados da opinião pública.

Fonte: Grupo Editores Blog.

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