Home ANAFISCO Indústria 4.0 poderá render redução em imposto

Indústria 4.0 poderá render redução em imposto

por ANAFISCO

As empresas de Sorocaba incluídas no conceito indústria 4.0 poderão ter redução de 2% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para serviços de informática. O projeto de lei que cria o desconto tributário será votado hoje (25), em primeira e segunda discussão, na Câmara Municipal. Além desse, outras 10 propostas serão analisadas pelos parlamentares. Entre os debates, serão avaliadas denominações de vias públicas, concessão de títulos, honrarias e moção.

A proposta de Ítalo Moreira (PSC) altera o texto da legislação municipal que estabelece diretrizes e incentivos fiscais para o desenvolvimento econômico. Desta forma, as entidades, especialmente as startups, teriam o imposto para serviços de informática ou serviços voltados a automação de empresas reduzido de 5% para 2%. A matéria teve parecer favorável da Comissão da Justiça, que apresentou uma emenda.

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Todos esses fatores têm mudado as formas de produção e os modelos de negócios em grande escala no mundo todo.

Sendo assim, a incorporação da robótica avançada pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção e até pós-venda, conforme dados do Portal Nacional da Indústria.

Também hoje, em primeira discussão, será analisado um projeto de decreto legislativo, de autoria de João Donizeti (PSDB), que altera o texto da matéria que institui o Certificado de Responsabilidade Social. Se aprovado, as empresas e demais entidades deverão encaminhar seu balanço social à Câmara, que encaminhará os dados para apreciação da Comissão Permanente. (Wilma Antunes)

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2022/08/699576-industria-4-0-podera-render-reducao-em-imposto.html

Você também pode se interessar por