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Gestão da Inovação na Administração Pública Federal: reflexões sobre os caminhos, as barreiras e as perspectivas

por ANAFISCO

Para estar de acordo com os interesses e as necessidades da população, é importante que o setor público recorra a inovações e novas visões a respeito de determinados assuntos, de modo que se tenha uma percepção mais abrangente, visando mudanças para conseguir enfrentar questões complexas.

São muitos os motivos para que esta inovação esteja à frente do pensamento dos governos e administrações públicas de modo geral. Assim, eles conseguirão chegar à população com as informações necessárias, que acrescentem expectativas melhores.

Além disso, essas práticas serão importantes para que haja um enfrentamento mais amplo de limitações e de potenciais problemas que podem se tornar maiores com o tempo. Portanto, é importante que haja uma reflexão a respeito dos novos caminhos a serem trilhados e as medidas que precisam ser tomadas para tal.

O que é a inovação do setor público?

Falar de inovação no setor público pode parecer um grande desafio e algo inatingível para alguns. Mas existem caminhos a serem seguidos e novas formas de enxergar questões que pareceriam sem solução a um primeiro olhar.

Alguns estudos feitos pela Radical Efficiency, do Reino Unido, a respeito do setor público e dos seus desafios relativos aos recursos destinados a ele sugerem que há a possibilidade de economia ao mesmo tempo que haverá a satisfação dos beneficiados por essas ações com os serviços ofertados.

De acordo com os resultados obtidos, há uma sugestão de que não é somente melhorando as práticas e os serviços já existentes que o setor público conseguirá atingir os seus objetivos. É preciso adotar novas medidas levando em consideração as expectativas e as necessidades da sociedade.

A partir desta visão, será possível ter uma ideia mais avançada a respeito do que precisa ser melhorado ou modificado no setor público para que este consiga atingir satisfazer os usuários dos seus serviços.

Por isso, se faz necessária a inovação. De acordo com o OPSI-OCDE (Observatório de Inovação no Setor Público da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), trata-se de um processo que busca implementar novas abordagens para questões originais com a finalidade de causar impacto e mudança.

A título de comparação, a inovação relativa ao setor privado é notada através das capacidades e vantagens competitivas dos empreendimentos. Mas no setor público a visão é diferente. Nesse caso, são valores mais complexos e que levam em consideração alguns aspectos.

Vale ressaltar que existem três pontos principais nesse processo: novidade, implementação e resultado. O primeiro trata das abordagens que serão introduzidas ou então de abordagens novas para situações já existentes, gerando melhorias.

O segundo ponto discute o processo de implementação as ideias e das novas visões que foram destacadas através da novidade divulgada. Elas precisam ser colocadas em prática para que não se tornem apenas uma ideia no papel.

Por fim, os resultados mostram os efeitos dos dois primeiros pontos, destacando o que se obteve com as modificações e os novos processos, bem como se houve boas respostas quanto à eficiência dos métodos utilizados.

Barreiras a serem enfrentadas para a inovação no setor público

Diante dos fatos destacados, assim como todo processo de inovação que requer mudanças, é necessário que o setor público consiga quebrar algumas barreiras para dar início e sequência ao processo de inovação.

Portanto, os principais empecilhos que devem ser enfrentados ao longo desse processo e que precisam ser considerados para as melhorias e a inovação são:

    • Restrições legais;
    • Estrutura de organograma vertical;
    • Dificuldade na comunicação entre os setores;
    • Resistência a adotar e a colocar em prática a inovação por medo dos riscos;
    • Falta de capacidade técnica para a prática
    • Rotatividade de dirigentes;
    • Diversidade, seja ela de ordem social, cultural ou econômica;
    • Falta de recursos tanto em termos orçamentários quanto financeiros;
    • Necessidade de incentivos maiores à inovação.

Essas são as principais barreiras a serem enfrentadas no processo de inovação do setor público. Muitas vezes estes pontos não são cumpridos pelo simples fato de que há uma insegurança em colocar em prática tais ações, seja pelo medo de experimentar e enfrentar o erro ou por qualquer outro motivo que possa vir a paralisar tais ações.

Perspectivas para a inovação na administração pública

De fato, colocar em prática um processo de inovação para a administração pública requer cuidados e planejamento. Mas as perspectivas ao se adotar as medidas contidas nesse processo são as melhores possíveis, uma vez que isso garante um avanço do setor nas suas ações, bem como promove melhorias para o público em geral.

Desse modo, é importante que essas práticas sejam colocadas em ação mesmo que em um primeiro momento as tentativas sejam mais controladas e menos abrangentes, com o intuito de evitar riscos maiores que precisarão ser corrigidos mais à frente para que novas medidas sejam tomadas.

Mas o essencial no processo de mudanças e inovação na gestão pública é que se entenda que mesmo adotando medidas controladas e de baixo risco, elas devem ser realizadas para que causem impactos e seja um efeito marcante para os servidores que estiverem envolvidos no processo de mudança.

Vale destacar que este ponto de impacto aos servidores é algo de grande importância. Isso acontece porque por mais que sejam resultados pequenos, diante de medidas controladas, o impacto positivo pode transformar a equipe, que passará se sentir contagiada com as modificações positivas do setor.

Dessa forma, o resultado dessa postura será uma equipe mais encorajada e mobilizada para adotar as novas medidas de inovação e buscando novas práticas no futuro, que poderão transformar ainda mais as ações do setor público.

Logo, é possível afirmar que busca pela inovação dentro do setor público simboliza um caminho de mudanças e representa uma trajetória favorável para que as necessidades da sociedade de modo geral sejam atendidas da melhor forma possível. Isso se torna potencializado quando se pensa na possibilidade de desburocratização de alguns serviços.

Isso acontece por meio de uma administração atenta e consciente de que as mudanças e inovações precisam ser processos constantes para que as melhorias ocorram no setor.

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Fonte: Grupo Editores do Blog.

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