Home ANAFISCO Frank Gehry: o construtor travesso do sublime

Frank Gehry: o construtor travesso do sublime

por ANAFISCO

Frank Owen Gehry, originalmente chamado de Ephraim Owen Goldberg, é um arquiteto e designer canadense naturalizado como cidadão dos Estados Unidos. Nascido em 1929, Gehry possui uma obra com originalidade e audácia, cuja autenticidade lhe conferiu fama internacional.

O reconhecimento que recebeu por seu trabalho diz respeito aos seus designs desconstruídos, com peculiaridade e inovação. Seu destaque em nível mundial foi consolidado por alguns prêmios que recebeu durante a carreira, como o Prêmio Pritzker e o Prêmio Príncipe de Astúrias para as Artes.

Conheça um pouco da vida e obra de Frank Gehry, um construtor (ou desconstrutor) travesso do sublime.

Primeiros anos

Em 1947, a família de Gehry imigrou para os Estados Unidos, mais especificamente Los Angeles, na Califórnia, onde Frank começou a tomar classes noturnas na Los Angeles City College.

Em seguida, ele estudou arquitetura na Universidade da Califórnia do Sul e urbanismo na Universidade de Harvard. Anos depois de se formar, ele se mudou com sua esposa e filhas para Paris, onde teve o prestígio de trabalhar no estúdio de André Rémonder.

Gehry ficou na capital francesa por volta de um ano, durante o qual estudou a obra de diversos arquitetos franceses e europeus, como Le Corbusier. Além destes trabalhos, as igrejas romanescas da França influenciaram o artista.

Fama e principais obras

Ao retornar para Los Angeles de Paris, Gehry abriu o seu próprio escritório de arquitetura, mediante o qual pôde desenvolver o seu estilo arquitetônico e ganhar reconhecimento nacional e internacional.

Durante os anos 1990, a fama de Gehry teve uma ascensão meteórica. O seu estilo mais reconhecido passou a ser edifícios que simulavam uma escultura ondulada em formato livre, a exemplo do Guggenheim Museum Bilbao, na Espanha, construído em 1997.

Outras obras notáveis do período incluem o Museu e Fábrica Vitra Furniture, na Alemanha, de 1987; o American Center em Paris, de 1994; e o Museu de Arte Frederick R. Weisman, na Universidade de Minnesota, em 1993.

Nos anos seguintes, suas obras mais famosas o Museu da Cultura Pop em Seattle, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Pavilhão Jay Pritzker em Chicago, o New World Center em Miami, o Museu de Arte de Ontário em Toronto, o Biomuseo no Panamá e alguns edifícios para a sede do Facebook, na Califórnia.

Estilo travesso

O que tornou o estilo de Gehry destacado dos demais e, de certa forma, “travesso”, não são apenas os designs arrojados e os materiais rústicos, mas também o uso de formas geométricas simples e padrões anárquicos.

Pela conjunção desses elementos, o trabalho de Gehry visa atender não só às necessidades funcionais de um dado edifício, mas também de entregar uma obra de arte com um toque de desconstrução.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por