Home ANAFISCO Empresa chinesa escolhe Curitiba para sediar primeira decolagem na América Latina de ‘carro voador’

Empresa chinesa escolhe Curitiba para sediar primeira decolagem na América Latina de ‘carro voador’

por ANAFISCO

Por ter reconhecimento internacional como cidade inteligente e inovadora, Curitiba foi escolhida pela empresa chinesa EHang, uma das líderes do mercado mundial em mobilidade urbana aérea, para sediar o primeiro voo na América Latina de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.

Conhecida como eVTOL, essa espécie de “carro voador” promete ser a revolução em mobilidade urbana e já vem sendo testado em fase comercial em outros países.

A proposta de ter a capital paranaense para iniciar as operações no Brasil foi apresentada ao prefeito Rafael Greca na tarde da última  quinta-feira (19), na sede da Prefeitura, o Palácio 29 de Março.

“O futuro aterrissou dentro da Prefeitura de Curitiba esta tarde. Fomos apresentados ao eVTOL e nós, como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos. Quero isso o mais cedo possível porque quero que Curitiba entre pela porta da frente no futuro” destacou o prefeito.

Para que o projeto se concretize, a EHang, por meio da AT Global, vai também buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A intenção é que uma primeira demonstração, ainda sem tripulantes, seja realizada durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, que será realizada entre 22 e 24 de março. “Seria um grande presente de 330 anos para Curitiba”, disse o prefeito.

“Curitiba é uma cidade que oferece todas as condições para testar uma tecnologia disruptiva como o eVTOL. Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, afirmou Alexandre Daltro, CEO da AT Global.

O que é o eVTOL?

Apesar de ainda parecer uma possibilidade de transporte para o longo prazo, o eVTOL é uma opção para a criação de um novo sistema de mobilidade urbana e que já é realidade em outras cidades do mundo.

Trata-se de um veículo inteligente, sem piloto, que realiza percursos previamente programados, com tecnologia semelhante aos drones. Sua proposta é ser mais popular que o helicóptero – com quem compartilha a forma de pouso e decolagem, feitos na vertical – com menor custo e maior agilidade.

Fonte: https://www.bandab.com.br/curitiba/carro-voador-curitiba/

Você também pode se interessar por