Por ter reconhecimento internacional como cidade inteligente e inovadora, Curitiba foi escolhida pela empresa chinesa EHang, uma das líderes do mercado mundial em mobilidade urbana aérea, para sediar o primeiro voo na América Latina de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.
Conhecida como eVTOL, essa espécie de “carro voador” promete ser a revolução em mobilidade urbana e já vem sendo testado em fase comercial em outros países.
A proposta de ter a capital paranaense para iniciar as operações no Brasil foi apresentada ao prefeito Rafael Greca na tarde da última quinta-feira (19), na sede da Prefeitura, o Palácio 29 de Março.
“O futuro aterrissou dentro da Prefeitura de Curitiba esta tarde. Fomos apresentados ao eVTOL e nós, como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos. Quero isso o mais cedo possível porque quero que Curitiba entre pela porta da frente no futuro” destacou o prefeito.
Para que o projeto se concretize, a EHang, por meio da AT Global, vai também buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A intenção é que uma primeira demonstração, ainda sem tripulantes, seja realizada durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, que será realizada entre 22 e 24 de março. “Seria um grande presente de 330 anos para Curitiba”, disse o prefeito.
“Curitiba é uma cidade que oferece todas as condições para testar uma tecnologia disruptiva como o eVTOL. Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, afirmou Alexandre Daltro, CEO da AT Global.
O que é o eVTOL?
Apesar de ainda parecer uma possibilidade de transporte para o longo prazo, o eVTOL é uma opção para a criação de um novo sistema de mobilidade urbana e que já é realidade em outras cidades do mundo.
Trata-se de um veículo inteligente, sem piloto, que realiza percursos previamente programados, com tecnologia semelhante aos drones. Sua proposta é ser mais popular que o helicóptero – com quem compartilha a forma de pouso e decolagem, feitos na vertical – com menor custo e maior agilidade.
Fonte: https://www.bandab.com.br/curitiba/carro-voador-curitiba/