Home ANAFISCO Descubra qual é a importância da auditoria digital nas organizações

Descubra qual é a importância da auditoria digital nas organizações

por ANAFISCO

Durante a pandemia, as restrições sanitárias fizeram com que empresas e outras instituições precisassem se adaptar ao home office. Isso impulsionou o investimento em tecnologias da informação e análise de dados, proporcionando segurança para avaliações administrativas precisas. Portanto, recursos virtuais foram desenvolvidos para que auditores pudessem verificar a conformidade legal das organizações.

O que é auditoria digital?

A auditoria digital é o processo de analisar se uma organização é viável do ponto de vista jurídico tributário, além da própria eficiência em si relacionada às consultorias. O auditor vai verificar se a sua gestão é correta e atende a todos os requisitos vigentes na legislação, realizando as principais etapas à distância. Sendo assim, aproveita plataformas e softwares capazes de processar dados rapidamente, aplicando a comunicação.

 Principais tecnologias usadas

  • Inteligência artificial para reconhecer, classificar e direcionar arquivos.
  • Softwares de automatização e integração de dados com nível de segurança avançado para evitar vazamentos ou ataques de hackers.
  • Assinatura digital que autentifica identidades, permitindo o reconhecimento de firma remotamente.
  • O armazenamento em nuvem permite que um grande número de documentos sejam armazenados, principalmente quando está protegido por criptografia, reduzindo riscos de interceptações.
  • Já os dashboards e ferramentas de análise de dados são facilitadores de tomada de decisão, produzindo diagnósticos assertivos ao dispor os resultados de uma auditoria de maneira inteligente, automatizando relatórios.

 Tendências para o futuro

A digitalização, ou seja, o uso de programas de computador para fazer registros e não mais os métodos mecânicos como o papel, é uma realidade. A conectividade  que promove a rapidez e acesso descomplicado ao conhecimento, demonstra uma valorização da IoT (Internet das Coisas), definida pela integração de várias tecnologias focadas em operações de alta eficiência. Nesse cenário, drones que contam estoques, robôs de atendimento e todos os equipamentos que fazem parte de uma operação, poderiam ser integrados no mesmo banco de dados. A transação de diversas atividades confere autonomia ao auditor, que passa a focar exclusivamente nas considerações finais.

A questão da privacidade

Uma das variáveis mais delicadas, tratando-se de maximizar o uso de redes informacionais para manter as organizações funcionando adequadamente, é a segurança de dados. A privacidade deve ser garantida e vem sendo discutida pelos governos, que procuram regularizar essas trocas constantes. A Lei Geral de Proteção de Dados é um instrumento jurídico que pretende assegurar uma série de direitos, mas cabe ressaltar a urgência de compreender barreiras na própria tecnologia, que proteja a todos.

Você também pode se interessar por