Home ANAFISCO Curiosidades nas cidades no Oriente Médio

Curiosidades nas cidades no Oriente Médio

por ANAFISCO

O Oriente Médio desperta muita curiosidade. Com uma cultura fortemente ligada à religião, a região é o berço das três religiões monoteístas mais antigas do mundo: islamismo, judaísmo e cristianismo. 

Primeiramente, os hábitos da população também recebem muita influência da religião, e muitas questões pertinentes ao estado, principalmente nas questões referentes à legislação também é fortemente influenciada pelo fator religioso.

No que se refere às festividades, estas também estão fortemente ligadas às religiões.

Quais países fazem parte do Oriente Médio?

Atualmente existem em média 15 países que fazem parte do Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. 

Porém é interessante ressaltar que isso não é um consenso, pois muitos estudiosos agrupam outras nações na região e há também a Turquia, que por estar em parte situada no continente europeu não é considerada por muitos como parte do Oriente Médio. 

No quesito economia, a região vive basicamente da exploração de produtos primários como petróleo e gás natural.

Curiosidades sobre o Oriente Médio

  • O Oriente Médio é historicamente e culturalmente fascinante que despertam a curiosidade dos ocidentais, tanto por suas questões religiosas como por sua cultura e valores diferenciados.
  • Jerusalém, Meca, Medina e Petra, por exemplo, possuem riquezas históricas que foram indispensáveis ao desenvolvimento de importantes civilizações do mundo.
  • A influência da religião islâmica, pode ser claramente notada na arquitetura local, através das tradicionais mesquitas. 
  • A literatura e a música locais também expressam uma relação direta da população com seus valores religiosos.
  • As roupas, intituladas burcas, também se destacam por cobrirem o corpo inteiro.
  • Muitas pessoas não sabem, mas o Oriente Médio possui tradição tanto na confecção de artesanatos, quanto na confecção de tapetes e joias, e por fim, sua produção de vinhos e produtos lácteos também ganham destaque. 
  • O tão conhecido Mar Morto é, na verdade, um lago exorreico que banha o território de Israel, Palestina e Jordânia. Recebeu esse nome devido às altas taxas de salinidade de duas águas.
  • Outro fato curioso é que a Palestina é um território que até hoje não é reconhecido por outros países por ser formado pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia.
  • Muito da fama da Oriente Médio se deve ao fato de que a região é o berço da formação de agrupamentos terroristas de extremismo religioso, como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.
  • Outra questão que costuma chamar muita atenção dos ocidentais são suas normas jurídicas, pois em alguns países são proibidas demonstrações de afeto em público e também o consumo de bebidas alcoólicas, como no caso da Arábia Saudita.
  • Pautas importantes como direitos LGBTQIA + são inexistentes em quase todos os países da região, exceto Israel, e os direitos das mulheres também são escancaradamente desrespeitados na sua maioria.
  •  O país onde as mulheres têm maior liberdade em comparação aos outros países da região, é no Irã, onde elas podem sair de casa sozinhas, dirigir, estudar e usar maquiagem.
  •  Finalmente, a região que atualmente é chamada de Oriente Médio, é fruto da dominação de diversos povos como hititas, egípcios, israelitas, babilônios, assírios, persas, macedônios, romanos, bizantinos, mongóis e otomanos. 
  • Por último, foi tomada por franceses e britânicos. 

Você também pode se interessar por