Home ANAFISCO Conheça a história da primeira favela do Brasil

Conheça a história da primeira favela do Brasil

por ANAFISCO

Há mais de 120 anos surgia a primeira favela brasileira, que inicialmente era um pequeno assentamento. O local, formado por ex-escravos, aos poucos cresceu, se tornando uma grande comunidade.

Lá em 1883, os planos de governo dos prefeitos Barata Ribeiro visavam garantir a estética da cidade, derrubando cortiços existentes.

A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência. Os primeiros moradores do local dividiram o espaço com os ex-combatentes da Guerra de Canudos que, ao voltarem para o Rio de Janeiro, não foram tratados como heróis.

Os soldados então, além de não receber reconhecimento, se encontraram sem apoio, sem emprego e sem moradia, precisando então se mudar para a comunidade em construção.

Na época, o Morro da Providência não tinha esse nome. 

O local era conhecido como “Livramento” até a chegada dos ex-combatentes. Com a chegada deles, o local passou a ser chamado de “Favela”, em referência a um morro com esse nome em Canudos. 

A partir disso o atual Morro da Providência se tornou “Morro da Favella” por algum tempo.

Conforme o tempo foi passando, a palavra “favela” foi se tornando sinônimo para uma triste realidade habitacional brasileira refletida nos dados do IBGE que mostra que mais de 10 milhões de pessoas vivem em favelas no país. 

Como começou o Morro da Providência?

Inicialmente a ocupação do local se restringia a alguns casebres. Seus primeiros moradores foram os habitantes do antigo cortiço “Cabeça de Porco”, demolido tempos antes.

Após algum tempo o local recebeu como moradores os ex-soldados vindos de Canudos, que chegaram após a promessa de que ao retornarem da batalha receberiam o soldo,  valor que nunca foi pago. 

Com o tempo, outros assentamentos também passaram a ser chamados de favelas, em referência ao Morro da Providência.

As primeiras casas do morro foram erguidas no sopé no mesmo estilo das construções de Canudos que eram predominantemente construídas de alvenaria com paredes caiadas e telhados de madeira.

A grande maioria dos habitantes da favela eram trabalhadores de uma pedreira no morro, mina que funcionou até 1968, quando ocorreu um desabamento que vitimou 36 pessoas.

Já em 1904, a prefeitura do Rio de Janeiro optou por desocupar o morro da Favela, porém  a Revolta da Vacina suspendeu a reintegração de posse do local. 

A favela e a cultura 

Interessante destacar que a Guerra dos Canudos, na qual os ex-combatentes moradores do morro participaram, foi tema de um grande livro: Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha. 

Além disso, em 1839, o célebre escritor Machado de Assis nasceu em um dos casarões antigos da Providência.

Por fim, o marco da cultura brasileira, o samba, também desfilou pelas ruas do Morro da Providência, tendo seu início na história do gênero musical nas ladeiras da famosa favela.

Você também pode se interessar por