Home ANAFISCO Ribeirão Preto: Por que a cidade é chamada de Califórnia Brasileira?

Ribeirão Preto: Por que a cidade é chamada de Califórnia Brasileira?

por ANAFISCO

A cidade de Ribeirão já foi conhecida como a capital mundial do café. Famílias de fazendeiros que vieram de outras regiões introduziram, de forma pioneira, a produção nas lavouras. Para muitos, Ribeirão Preto é conhecida como a Califórnia brasileira. Porém, a verdade é que poucas pessoas sabem o porquê disso. 

O PIB de Ribeirão Preto é um dos maiores de São Paulo e o 31º de todo o país. A região é conhecida por ser uma das mais ricas de São Paulo, apresentando elevado padrão de vida, tanto nos quesitos renda, quanto nos quesitos consumo e longevidade. 

Além disso, a cidade possui localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores e o acesso ao município é facilitado devido à sua infraestrutura de transportes.

Como a cidade se desenvolveu?

Ribeirão Preto em determinada época sofreu de uma crise econômica que levou à criação de novos negócios.

A Companhia Cervejaria Paulista foi instalada na cidade seguida da inauguração da Choperia Pinguim, que até hoje é vista como atração para os visitantes.

Alguns anos depois, foi criado o programa Pró Álcool, que incentivou o uso do álcool anidro  como alternativa à gasolina. 

Com o tempo foram surgindo destilarias e usinas que utilizavam cana, e o setor foi ganhando espaço. Hoje na cidade existem 58 usinas produtoras de açúcar e álcool.

Por que Califórnia Brasileira?

O termo “Califórnia brasileira” surgiu nos anos 1990, quando o jornalista Ricardo Kotscho fez uma publicação falando sobre o desenvolvimento econômico da cidade, que aos poucos foi se tornando o maior centro econômico no interior de São Paulo.

Assim como no estado da Califórnia, Ribeirão Preto se destaca tanto pelo agronegócio, quanto pelo crescimento demográfico e pelas altas temperaturas.

O IBGE em 2013, estimou a população de Ribeirão em 649.556 habitantes.

Além de “Califórnia Brasileira”, Ribeirão também é conhecida como a “Capital Brasileira do Agronegócio”, devido ao seu desenvolvimento agrícola, industrial e urbano, o que a tornou uma terra de oportunidades.

Mas a fama “Califórnia Brasileira” do qual Ribeirão Preto desfruta até hoje fez com que a cidade, antes mais pacata, experimentasse uma explosão nos índices de violência. 

Pela sua nova fama de “terra de oportunidades”, Ribeirão Preto passou a receber a migração de uma população que antes vivia em zonas rurais e agora chegavam à cidade em busca de melhores condições.

Esse fato, aliado à questão de que a cidade não estava preparada para esse “boom” populacional, resultou em novas favelas, aumento exponencial do desemprego, além da presença do narcotráfico que foi estimulada pelo razoável poder aquisitivo da comunidade.

Por fim, infelizmente, no caso de Ribeirão Preto somam-se dois problemas que foram se tornando cada vez mais crônicos.

A herança negativa de um mito que se criou sobre a prosperidade da cidade através de uma publicação de jornal e a falha relacionada à infraestrutura de um local que até hoje busca formas de retornar ao que já foi.

Você também pode se interessar por