Home ANAFISCO Cidades inteligentes e sustentáveis: estudo bibliométrico e de informações patentárias

Cidades inteligentes e sustentáveis: estudo bibliométrico e de informações patentárias

por ANAFISCO

Protagonismo do transporte coletivo, energia solar, carros elétricos, espaços de sociabilização e interação cultural. Estas são apenas algumas das imagens que vêm ganhando espaço nas cidades que buscam se reinventar.

Com o advento das novas tecnologias e emergência das pautas sociais e ambientais, as cidades inteligentes e sustentáveis ganham cada vez mais incrementos. Neste artigo veremos qual é o papel do estudo bibliométrico e das informações patentárias para seu desenvolvimento.

No dia 28 de fevereiro de 2022, a ONU emitiu o relatório do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Entre os principais pontos destaca-se que as mudanças climáticas já afetam as vidas de mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo.

Isso torna cada vez mais necessária a construção de espaços mais inteligentes e sustentáveis nos meios urbanos. Para isso, os estudos bibliométricos e as informações patentárias são de suma importância para um trabalho de gestão eficiente das cidades.

Cidades inteligentes e sustentáveis

Atualmente duas correntes sobre o conceito de cidade inteligente se destacam.

De acordo com um manual do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal , uma dessas formas de pensar a cidade inteligente possui um caráter holístico, ou seja, integra diversas visões e compreende a necessidades de dar protagonismo ao cidadão não apenas na proposição de resoluções, mas também na tomada de decisões da cidade.

No entanto, mesmo nessa visão de cidade inteligente, as soluções e decisões devem ser orientadas por dados técnicos confiáveis e relevantes. Justamente, neste ponto que começamos a tratar sobre as informações patentárias e os estudos bibliométricos.

O que são estudos bibliométricos

Também chamados de bibliometria, os estudos bibliométricos são um método de análise que considera o impacto quantitativo da produção científica em determinada área. Assim, é possível, por exemplo, considerar qual foi o impacto das pesquisas de uma década para a gestão do trânsito em um centro urbano.

A importância dos estudos bibliométricos para as cidades inteligentes e sustentáveis reside justamente no fato de definir e decidir quais são as áreas de conhecimento que precisam de maior incentivo para a pesquisa e publicação de acordo com seu impacto na construção dos espaços urbanos.

Assim, é possível destinar mais verbas de pesquisa e fomento para áreas de estudos que se ocupam daqueles aspectos urbanos que precisam de maior aperfeiçoamento.

O que são as informações patentárias

As informações patentárias são aquelas pertinentes a problemas que já foram sanados e resolvidos. Assim, durante do processo de reconfiguração das cidades de forma a buscar o desenvolvimento de espaços inteligentes e sustentáveis, é possível realizar pesquisas voltadas a buscas patentárias a fim de encontrar soluções já implementadas para as problemáticas que se pretendem resolver.

Com isso, o que poderia ser uma longa pesquisa e experimento pode se tornar apenas um trabalho de adaptação de uma solução já existente para uma determinada realidade.

Com isso, vemos que as duas ferramentas tornam-se essenciais no atual cenário de desenvolvimento das cidades.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por