Home ANAFISCO Cidade dos EUA vai minerar criptomoedas e doar para população de baixa renda

Cidade dos EUA vai minerar criptomoedas e doar para população de baixa renda

por ANAFISCO

A cidade do Vale do Silício aposta na mineração de criptomoedas com o objetivo de conseguir recursos para fornecer internet gratuita para a população de baixa renda.

A ideia segue o conceito de cidades inteligentes. Também chamadas de Smart Cities, as Cidades Inteligentes são os municípios que utilizam a tecnologia como ferramenta estratégica para conseguir melhorar a infraestrutura, a mobilidade urbana, a sustentabilidade e investir na constante melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Com a popularização da internet, todos os moradores poderão aproveitar os benefícios gerados pela conectividade e por um contato maior com ambientes de inovação.

San José é a terceira cidade com mais população do estado americano da Califórnia e a 10º cidade mais populosa dos Estados Unidos. Localizada no Vale do Silício, ela é um polo de inovação global.

Sendo assim, ela será um exemplo para outras cidades americanas e mundiais que procuram soluções para aumentar o acesso das populações mais pobres a uma internet de qualidade.

San José começa a minerar a criptomoedas Helium para fornecer internet para as populações pobres

A cidade californiana vai minerar a criptomoeda Helium HNT. A Helium é uma startup cripto que trabalha com uma rede descentralizada de internet. Dessa forma, ela permite que qualquer aparelho, em qualquer lugar do mundo, consiga se conectar à internet sem precisar de intermediários.

A mineração será feita por meio de aparelhos chamados Helium Hotspot espalhados pela cidade. O lucro dessa mineração será totalmente transformado em “cartões de presente” que serão destinados para que pessoas de baixa renda possam custear o seu acesso à internet.

Agora, no início do projeto, o objetivo é atender cerca de 1.300 famílias pobres da cidade. Elas vão receber uma doação de U$ 120,00 em parcela única. O valor deve ser suficiente para cobrir o fornecimento de internet para essas famílias durante um ano.

A prefeitura de San José já estuda ampliar o alcance desse programa. O prefeito Sam Liccardo afirma que essa ideia é um ótimo exemplo de como as parcerias público-privadas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida da população.

Ele acredita que a cidade de San José será um modelo para outras cidades americanas, principalmente as do Vale do Silício, de como a tecnologia pode ser utilizada para resolver os problemas da população através de parcerias público-privadas.

Em entrevista, ele afirmou que ser uma Cidade Inteligente significa popularizar o acesso às novas tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida de todos. O que torna a cidade mais segura, sustentável e justa.

“Esta parceria inédita entre o Gabinete do Prefeito, Helium e CETF representa um dos muitos modelos inovadores de parceria público-privada que estamos avançando para reduzir a exclusão digital para os residentes.”

Como os equipamentos Helium Hotspot estarão espalhados por 20 pontos diferentes da cidade, isso aumenta a capacidade da rede sem fio descentralizada de San José. Com isso, as tecnologias que utilizam a internet das coisas terão sua capacidade de conexão aumentada.

Ami Haleem, CEO da Helium, acredita que a parceria com a prefeitura de San José levará outras cidades interessadas no conceito de Cidades Inteligentes a considerarem a mineração de criptomoedas como uma forma de conseguir os recursos necessários para democratizar o acesso da população à internet.

Ele disse ainda que: “San José está na vanguarda de como os municípios podem impulsionar mudanças reais no futuro.” Isso porque, a cidade apostou na mineração de criptomoeda para reduzir a exclusão digital dos seus moradores.

A Helium é uma criptomoeda que pode ser negociada em várias corretoras, como Crypto.com e Binance. Sendo que seu projeto prevê a utilização da blockchain para conseguir levar internet para outros lugares.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por