Home ANAFISCO Brasileiro cria a primeira empresa de sociedade anônima tokenizada do país

Brasileiro cria a primeira empresa de sociedade anônima tokenizada do país

por ANAFISCO

O brasileiro Michel Vitale se tornou o primeiro empresário do país a criar uma sociedade anônima tokenizada do Brasil, a Trustt Digitalempresa curitibana especialista em estruturação de negócios e digitalização de ativos.

Segundo revelou Vitale, a empresa usa blockchain em todo o processo de registro de cotas de ações, que são tokenizadas e, desta forma, enquanto no processo tradicional o registro das ações demorava cerca de uma semana e envolvia enorme burocracia, agora é feito em 24h.

Ao Cointelegraph, Vitale afirma que isso representa um grande avanço para o pais e para o segmento jurídico e de contabilidade, pois ele acaba eliminando as atas registradas na Junta Comercial e armazenadas nas empresas.

“Para empresas, contadores e setor jurídico, essa mudança representa uma evolução de 100 anos, o registro que precisava ser realizado de forma manual pode acontecer de forma digital e instantânea”, comemora o CEO. 

Tokenização

O registro digital e tokenizado da sociedade anônima só foi possível pois em junho deste ano passou a vigorar a Lei das Startups, permitindo que as juntas comerciais autorizem o registro digital das empresas, desde que respeitando a segurança, confiabilidade e inviolabilidade dos dados das empresas, o que no caso da Trustt Digital é feito com blockchain.

“Estruturas têm sido criadas visando a desburocratização e a modernização do Estado. A tecnologia Blockchain traz muitas possibilidades que agora poderão ser plenamente executadas com total liberdade no ambiente econômico-empresarial”, destacou.

Vitale destaca também que a Trustt Digital já tem diversos clientes e projetos no mercado com o Adopt1Tree que é destinado ao mercado europeu e asiático. O executivo destaca que esta é a primeira iniciativa no mundo a tokenizar a implantação de florestas tropicais de mogno africano, oferecendo Crédito de Carbono na recompra do Token.

“Procurávamos uma empresa para desenvolver apenas um site de donativos. Com a tokenização, a trustt.Digital levou nossa ideia para uma nível que nunca havíamos imaginado, mas que se encaixou perfeitamente com os nossos objetivos. Foi perfeito.” destaca Reobote Tocantins

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/brazilian-creates-is-the-first-tokenized-joint-stock-company-in-the-country

Você também pode se interessar por