Home ANAFISCO Brasil abre 1,3 milhão de empresas no primeiro quadrimestre deste ano

Brasil abre 1,3 milhão de empresas no primeiro quadrimestre deste ano

por ANAFISCO

Segundo o Boletim quadrimestral do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, só no primeiro quadrimestre deste ano, o Brasil abriu 1,3 milhão de empresas. O número representa um recorde, com uma empresa sendo aberta a cada 40 horas, em média, o menor tempo registrado na série histórica.

A seguir, saiba mais detalhes sobre essa boa notícia para a economia brasileira.

Mais de 1,3 milhão de empresas abertas em apenas quatro meses

O número exato de novas empresas abertas somente no primeiro quadrimestre do ano – isto é, entre janeiro e abril de 2022 – é de 1.350.127 empreendimentos. Trata-se de uma excelente notícia para a economia do país, pois representa um aumento em relação ao terceiro quadrimestre do ano passado (setembro a dezembro) de 11,5%.

Os dados foram divulgados no dia 06 de junho no Boletim quadrimestral do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. De acordo com a pasta, os números são resultado das medidas implementadas pelo Governo desde 2019, como austeridade fiscal, melhoria do ambiente de negócios e agilidade na abertura de novos negócios pela plataforma gov.br.

A oferta de crédito pelo Governo Federal também ajudou a estimular os empreendedores, especialmente por meio de três medidas: Programa Crédito Brasil Empreendedor, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e Programa de Estímulo ao Crédito (PEC).

Se descontarmos as empresas que fecharam as portas nesse mesmo período, podemos dizer que o saldo positivo é de 808.243 novas empresas no país. Assim, o Brasil fecha abril com 19.373.257 empresas ativas, sendo 5,5 milhões apenas no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais com 2,1 milhões e Rio de Janeiro com 1,7 milhão de negócios.

O tempo médio entre a abertura de empresas fechou com um recorde em relação ao quadrimestre anterior. Entre janeiro e abril, uma empresa foi aberta a cada um dia e 16 horas no país, o menor tempo registrado desde que a série histórica teve início em 2019.

Outro dado trazido pelo Boletim é que a maioria das empresas abertas no país se caracteriza como Microempreendedor Individual (MEI), modalidade voltada a empresários individuais e que tem um regime especial de tributação. Foram 1.066.350 novos MEIs, aumento de 15,1% em comparação ao último quadrimestre do ano passado. Os Microempreendedores Individuais respondem por quase 60% dos negócios ativos no país.

O Boletim traz informações sobre cada região, estado e município, tanto por tipo de atividade, quanto por tempo de abertura. Os dados podem ser usados na comparação com os períodos anteriores a fim de avaliar a situação econômica brasileira.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por