Home ANAFISCO Auditores fiscais de Santos passam por capacitação em congresso

Auditores fiscais de Santos passam por capacitação em congresso

por ANAFISCO

Atuar para manter e ampliar a arrecadação dos tributos próprios da Cidade, essencial para garantir o acesso da população aos serviços municipais, é a principal função de um auditor fiscal municipal. Para atualizar e aprimorar o trabalho desta importante categoria, formada em Santos por 83 servidores, a Prefeitura deu início nesta segunda-feira (26) ao 5º Congresso de Tributos Municipais, que seguirá na terça (27) na Associação Comercial de Santos.

“Temos muitos desafios pela frente, mas, graças ao bom trabalho destes servidores, por exemplo, há merenda digna nas escolas e o fornecimento de insulina para os moradores”, explica o secretário municipal de Finanças, Adriano Leocádio, destacando a importância da formação contínua dos auditores fiscais para a manutenção dos serviços e os investimentos nas áreas sociais, mesmo em períodos difíceis como a pandemia de covid-19.

Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização da Receita, da Secretaria de Finanças (Sefin), André Motta Cheutchuk, a função primordial do auditor fiscal municipal é manter a arrecadação tributária própria da Administração, com destaque para o ISS, IPTU e ITBI, e prezar pelo incremento das receitas sem o aumento dos tributos. “A ideia do trabalho de um auditor é focar na justiça tributária para que todos paguem o imposto devido”.

APRIMORAMENTO
Auditor fiscal há 21 anos, André Luiz Souza considera fundamental a atualização constante da categoria. O aprimoramento dos auditores fiscais de Santos é ainda mais importante, segundo ele, pelo fato de o Município ter o maior porto da América Latina. “É o quinto evento do tipo que participo. É muito importante buscar a atualização”.

Para David Cabral da Silva, que atua como auditor fiscal há 10 anos, eventos como o congresso são essenciais devido às alterações constantes das legislações sobre o tema. “Há muita legislação federal, por exemplo, que tem interface com o Município. Temos que acompanhar isso”.

Fotos: Nathalia Filipe.

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/auditores-fiscais-de-santos-passam-por-capacitacao-em-congresso

Você também pode se interessar por

Deixar um Comentário