Home ANAFISCO A importância do Microempreendedor Individual na economia dos municípios

A importância do Microempreendedor Individual na economia dos municípios

por ANAFISCO

O empreendedorismo teve um crescimento exponencial no país nos últimos anos. O tema tem sido bastante difundido levando inclusive ao debate sobre as razões que movem o empreendedor ao optar por essa atuação. Afinal, o empreendedorismo brasileiro é movido por oportunidade ou necessidade?

O conceito de empreendedorismo é bastante amplo. Se formos analisar a etimologia da palavra empreendedorismo, podemos observar que ela surgiu a partir da palavra francesa “Entrepreneur”, que significa “aquele que incentivava as brigas”. 

Essa análise levou muitos estudiosos do tema a destacarem que o ato de empreender exige capacidade do indivíduo em inovar e transformar, garantindo sua colocação no mercado.

Pode-se dizer então que o papel do empreendedor é realizar mudanças em seu mercado, criando novas possibilidades

A grande questão é que, nas últimas décadas, devido às crises econômicas, foi possível notar um movimento de empreendedorismo motivado por necessidade de subsistência. 

E muito embora as duas categorias sejam discrepantes, hoje são as principais motivações do empreendedorismo no país

Empreendedores por necessidade X Empreendedores por oportunidades

Os empreendedores de necessidade são aqueles que optaram por iniciar seu empreendimento por questões relacionadas à desemprego ou salário abaixo da sua necessidade.

Já os empreendedores por oportunidade, são os que observaram uma oportunidade para inovar e capitalizar. 

A criação da categoria Microempreendedor Individual, ou MEI, trouxe para os comerciantes autônomos uma forma de começar seu próprio negócio sem muita burocracia e sem muitos impostos.

O que possibilitou não só aumentar a renda familiar, como proporcionou maiores oportunidades de crescimento profissional e comercial.

Até hoje já foram realizadas diversas pesquisas sobre o crescimento dos micro e pequenos empreendedores no Brasil. 

De acordo com o Segundo o SEBRAE : “as Micro e Pequenas empresas (doravante MPE) vêm adquirindo, ao longo dos últimos 30 anos, uma importância crescente no país, sendo inquestionável o seu relevante papel socioeconômico desempenhado”.

Necessidade move grande parte dos Microempreendedores Individuais

Os empreendedores por necessidade tomam a decisão de empreender por não possuírem possibilidades justas de emprego, criando dessa forma, maneiras de garantir sua subsistência e de seus familiares. 

Atualmente, o Brasil está entre os países com o maior índice de empreendedorismo do mundo. 

Dados do Global Entrepreneurship Monitor- GEM, mostraram que o país possui uma TTE (taxa de empreendedorismo total) de 38%, o que significa que em média  51,9 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos possuem seu próprio negócio.

Em 2018, no relatório executivo GEM, houve um pequeno aumento na relação entre empreendedores por oportunidade e por necessidade no Brasil, onde para cada empreendedor por necessidade, havia 1,5 empreendedores por oportunidade. 

Uma recente pesquisa sobre o perfil do MEI, realizada pelo SEBRAE em 2019, mostrou que o número de Microempreendedores Individuais motivados por necessidade foi maior que os empreendedores que o fizeram por oportunidade, representando 33%.

Além disso, a pesquisa também destacou que as atividades mais utilizadas na formalização MEI foram, respectivamente: cabeleireiro, comércio de vestuário e acessórios e obras de alvenaria. 

Por fim, o empreendedorismo é considerado uma importante ferramenta para desenvolver a economia e gerar empregos. 

Observando por esse aspecto, muito tem se estudado sobre até que ponto a criação de pequenos negócios promove o crescimento da economia. 

Dados do SEBRAE, de 2020, as micro e pequenas empresas correspondiam a 30% do PIB do Brasil, e a tendência é que siga crescendo de forma substancial em todo o mundo.

Isso pode ser reflexo de ações que apoiam os empreendedores, como os programas de incubação de empresas, universidades que estimulam o empreendedorismo, entre outras ações, gerando esse maior interesse por empreender.

Você também pode se interessar por