Home ANAFISCO Frente Nacional de Prefeitos repudia “autoritarismo” de Bernardo Appy

Frente Nacional de Prefeitos repudia “autoritarismo” de Bernardo Appy

por ANAFISCO

Prefeitos das maiores cidades do País assinam carta em repúdio à união de ICMS e ISS, imposta por Bernardo Appy, secretário especial para a Reforma Tributária, que vai retirar a maior parte da arrecadação e governança dos municípios, deixando prefeituras à mercê dos governos estaduais e federal.

Em fala à imprensa, Bernardo Appy afirmou que os municípios “têm que aceitar o fim do ISS”, imposto que, desde 1968, garante recursos aos municípios e consequentemente a geração de benefícios diretamente aos cidadãos, sem a necessidade de intermediação de outros agentes federados.

A entrevista gerou revolta entre os prefeitos das mais de 400 médias e grandes cidades do País, responsáveis por 74% do PIB nacional, que afirmaram seu repúdio ao que chamam de autoritarismo de Appy em publicação no site da entidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, usou as redes sociais para atacar a fala de Appy.

“E eu pensando que tinha votado contra o autoritarismo… nada pode ser pior no mundo do que ‘técnico’ autoritário”. Os prefeitos que compõe a FNP são favoráveis à PEC 46/2022, protocolada pelo senador Oriovisto em dezembro último, e que foi embasada na proposta SIMPLIFICA JÁ, que simplifica os tributos já existentes, sem fazer a junção de ISS e ICMS, este o imposto mais problemático segundo técnicos em tributação.

Alberto Macedo, doutor pela USP, professor no Insper e na FIPECAFI e coordenador do SIMPLIFICA JÁ, explica os motivos do consenso no Simplifica Já gerado pela PEC 46/2022. “É uma PEC que não está preocupada em direcionar carga tributária de um setor para outro, e nem transferir receita de um ente federativo para outro, mas sim entender os principais problemas a partir de um diagnóstico preciso da tributação do consumo no Brasil e resolvê-los”.

Dentro da PEC 46/2022, o Simplifica Já tem como foco resolver 3 problemas da tributação brasileira:

♦ O ICMS, nosso IVA que precisa ser urgentemente “curado”;

♦ O imposto dos municípios, o ISS;

♦ A desoneração parcial da folha para quem mais emprega, mas sem perda de arrecadação.

Há ainda o 4º módulo do Simplifica Já, que é infraconstitucional: um projeto de lei que resolve o principal problema da PIS COFINS não cumulativa, a deficiência no crédito financeiro. Isso reduziria o contencioso da PIS COFINS em, tranquilamente, 70%.

Além da monumental simplificação que a PEC 46/2022 entrega de imediato, Macedo afirma que ela não aumenta carga tributária e vai proporcionar ganho absurdo de segurança jurídica e, por consequência, melhoria incrível do ambiente de negócios do Brasil.

Saiba mais em:

Simplifica Já | www.simplificaja.org.br/ 

Você também pode se interessar por