Home ANAFISCO A importância de treinamento dos colaboradores nos municípios: cases pelo mundo

A importância de treinamento dos colaboradores nos municípios: cases pelo mundo

por ANAFISCO

A gestão pública possui a finalidade de atender os interesses da comunidade, com serviços de qualidade, porém o que muitas vezes acaba acontecendo é que a população se depara com excessiva burocracia, além de serviços que deixam a desejar.

Antes de tudo é importante que os municípios tenham em mente que as pessoas são o principal patrimônio das organizações, logo, a parte de recursos humanos se torna parte essencial do processo de valorização das pessoas.

Há algum tempo que se observa na rotina diária dos gestores e colaboradores o descaso do servidor público com sua função e o atendimento inadequado fornecido ao usuário, além da falta de cuidado com o patrimônio público.

Porém, aos poucos, alguns municípios estão trazendo o entendimento que faltava sobre o tema com sua forma de trabalhar e realizar a gestão de pessoas dentro dos setores, mudando assim todos os índices de qualidade dos serviços.

Qual a importância dos treinamentos dos colaboradores no setor público

O treinamento dos colaboradores é parte fundamental para o aperfeiçoamento do desempenho funcional, aumento da produtividade das equipes e melhora das relações interpessoais, resultando em maior qualidade de serviços.

Levando em consideração que as reclamações relacionadas à má qualidade dos serviços públicos sempre foi alvo de reclamações, é importantíssimo que o governo saiba avaliar seus funcionários públicos de modo constante.

E dessa forma possa verificar tanto o clima organizacional de cada setor quanto a qualidade dos serviços oferecidos e a produtividade de cada colaborador.

Ou seja, o treinamento deve buscar desenvolver outras capacidades além das habilidades técnicas, levando em consideração as necessidades de cada colaborador, quais são suas motivações e suas dificuldades.

Concluindo, os programas de treinamento e desenvolvimento precisam estar diretamente relacionados aos propósitos organizacionais, auxiliando nos processos internos, focando também em desenvolver as competências de seus colaboradores.

5 cidades destaque em gestão pública no país 

A Istoé publicou um ranking com as cidades que se destacaram no cenário de gestão. Confira a seguir os municípios líderes no ranking:

  1. Sapucaia do Sul (RS)
  2. Januária (MG)
  3. Guaporé (RS)
  4. Jaraguá (GO)
  5. Rio Claro (RJ)

O ranking também listou as cidades destaque de acordo com seu porte:

GRANDE PORTE

  1. Palmas (TO)
  2. Joinville (SC)
  3. Sumaré (SP)
  4. Cabo de Santo Agostinho (PE)
  5. Itaquaquecetuba (SP)

MÉDIO PORTE

  1. Sapucaia do Sul (RS)
  2. Januária (MG)
  3. Jaraguá (GO)
  4. Capivari (SP)
  5. Santa Cruz do Capibaribe (PE)

PEQUENO PORTE

  1. Guaporé (RS)
  2. Rio Claro (RJ)
  3. Ipameri (GO)
  4. Sertânia (PE)
  5. Itarema (CE)

Você também pode se interessar por

Deixar um Comentário